Conforme matéria escrita pelo site na última semana onde informamos a respeito do desprendimento de um enorme bloco de gelo de uma das geleiras da Groenlândia, é apenas um "pedaço" do que está acontecendo por lá, até então dado como normal, mas nem tanto pelo que parece. De acordo com a Agência Espacial Norte Americana - NASA, o gelo que habitualmente cobria a Groenlândia durante os meses de verão no hemisfério norte, teve um derretimento acelerado e assim praticamente desapareceu da superfície neste mês de julho; algo que de acordo com a NASA não havia acontecido em momento algum em seus registros.

A NASA afirmou em um comunicado que, "o fenômeno foi comprovado através de várias fotografias via satélite, as quais também foram comparadas com outras fotos em outras épocas... normalmente, durante o verão boreal, somente a metade da camada de gelo que cobre a Groenlândia tende a derreter devido às altas temperaturas, mas neste ano, o derretimento reduziu essa camada drasticamente", informa a NASA.

Para repassar essa informação, a NASA se baseou em dados e imagens passadas por três satélites independentes, onde os dados informaram que 97% do gelo da Groenlândia desapareceram no início deste mês.

A NASA ainda informa que o degelo está ocorrendo rapidamente, sendo que no último dia 8 de julho os satélites mostravam que o derretimento afetava cerca de 40% da superfície e após quatro dias, já estava em 97% total da superfície.

Para os pesquisadores da Agência Espacial Norte Americana, esse derretimento acelerado ainda não possui dados de que forma isso poderá afetar a alta no nível do mar e também a perda de massa de água da ilha. Para o diretor do programa da criosfera da NASA, Tom Wagner, comentou ele que, "A camada de gelo da Groenlândia é uma região extensa e com uma história variada de mudanças, mas isso está sendo anormal nos últimos anos".

Para Wagner as observações via satélite destes fatos extraordinários podem ajudar a compreender se algo está mudando na Groenlândia, ou se os fatos possuem alguma relação com a mudança climática.