Uma mãe da Pensilvânia, nos Estados Unidos, não satisfeita com o desempenho de seus filhos, entrou no sistema escolar e aumento as notas das avaliações das crianças. O que ela nunca imaginou é que seria descoberta e teria que enfrentar a Justiça.

Catherine Venusto, de acordo com  o "Times",  de 45 anos, trabalhava como funcionária administrativa da escola do distrito de Northwestern Lehigh, mesmo local onde seus filhos estudavam. Ela teve acesso a senhas do sistema de notas e resolveu dar uma "ajudinha" a seus filhos.

No ano de 2010, a mãe alterou uma avaliação ruim da filha para "exceção médica" (ausência devido a problemas de saúde), ela também aumentou o percentual de notas de outro filho, de 98% para 99%, neste ano.

A polícia disse que Catherine realizou no total 110 acessos ao sistema. A mãe admitiu o feito à policia, alegando que "suas ações eram antiéticas, mas não ilegais".

A mulher já foi liberada diante fiança de US$ 30 mil, no entanto, ainda responderá seis acusações, incluindo uso ilegal de computadores, invasão de sistema de computação e alteração de dados.

De acordo com um porta-voz da Promotoria de Northwestern Lehigh, Debbi Garlicki, a mãe, se condenada, poderá ter que pagar multa de US$ 90 mil ou até mesmo irá receber pena máxima de 42 anos de prisão.