De acordo com um estudo realizado pela Western University, do Canadá, quase oito  entre dez usuários usam o Facebook para espionar os ex-namorados. A responsável pela pesquisa, Veronika Lukács, disse que realizou o estudo para averiguar como a angústia da separação está relacionada ao Facebook.

De acordo com Veronika, o nível do sentimento acaba tendo muitas mudanças de acordo com a quantidade de espionagem a pessoa faz na página do Facebook do ex-namorado.

Na sua tese de mestrado, intitulada como "It’s Complicated: Romantic breakups and their aftermath on Facebook." (algo como: "É complicado: final de relacionamento e suas consequências no Facebook", em tradução livre), a mestranda observou o comportamento de pessoas que terminaram um relacionamento nos últimos 12 meses.

Assim, o estudo revelou que 88% das pessoas acabaram visitando o perfil dos seus ex-namorados e 80% deles também analisavam o perfil dos novos parceiros do ex.

Veronika concluiu que, quanto mais as visitações aconteciam, maior era a aflição. De acordo ainda com o estudo, 48% das pessoas entrevistas afirmaram que continuaram amigas dos seus ex-namorados na rede social.

Outros dados da pesquisa também chamaram a atenção, como que, 70% dos entrevistados disseram que usaram o perfil de um amigo para vasculhar a página no Facebook do seu ex; 64% do total afirmaram que releram ou analisaram as mensagens antigas de um ex;  52% ficaram com ciúmes de uma foto que um ex postou; 50% apagaram fotografias de um ex de seu perfil; 33% postaram uma letra ou citação sobre o seu ex no status e 31% postaram fotos para fazer ciúmes para um ex namorado.

E você, acha que se enquadra nessa pesquisa?