Gestão do Tempo, Produtividade e Colaboração

O artigo aborda a questão da gestão do tempo com os objetivos de promover uma reflexão sobre a necessidade de gerir o tempo, apresentando uma metodologia que inovou em relação à teoria clássica da administração do tempo e que não se reduz à teoria oferecendo uma solução em software.

Gestão do Tempo, Produtividade e Colaboração

Para saber se estamos administrando o nosso tempo basta observar com que frequência nós dizemos: "não tenho tempo!". Já para aprender a administrar o nosso tempo é fundamental ser metódico. Na mitologia grega existem divindades que representam a relação do homem com o tempo: Chronos, que corresponde à medida do Tempo é associado à determinação de datas e fatos históricos, e Kairós que era Filho de Zeus e de Tykhé que é a divindade da fortuna e da prosperidade. Kairós foi descrito como um Jovem que não se Importava com o relógio, e corresponde ao tempo que não podia ser cronometrado. 

A rigor não administramos o tempo, nós podemos administrar o que faremos no presente e projetamos o que poderemos vir a fazer no futuro. O passado é uma referência que pode ter implicações sobre o que fazemos no presente e sobre o que faremos ou não faremos no futuro. Temos, de fato, a prerrogativa de identificar, selecionar e priorizar como iremos dispor o nosso tempo, e devemos estar cientes de que não podemos ter certezas sobre a quantidade de tempo que no futuro, possa estar à nossa disposição.  Veja também: Empreendedorismo - Como evitar o retrabalho.

O uso que possamos fazer do tempo exige administração, pois as demandas de tempo, próprias e de terceiros, são maiores do que o tempo de que dispomos. O filme "O Preço do Amanhã" é uma obra de ficção que aborda de forma contundente as disponibilidades e as relações do tempo com o poder. Desenvolve uma crítica sobre como a sociedade capitalista está condicionada e também condiciona o uso do tempo. Este filme incita reflexões sobre nosso próprio ‘estoque’ de tempo que é em última instância, o nosso maior patrimônio - nossa vida!

É notório que os brasileiros deixam ‘tudo’ para a última hora e que os britânicos são pontuais. As pessoas são regidas por Chronos esperando receber fortuna pelas bençãos de Tykhé. Mas a maioria das pessoas se comporta como Kairós, embora algumas exceções compreendam a importância da administração do tempo e nisto se aplicam.
Um exemplo de rigor quanto a horários, é atribuído por Heine a Kant: "(...) as donas de casa na cidade de Königsberg atualizavam os relógios quando Kant passeava. O filósofo costumava apegar-se à pontualidade. Acordava às 5h00 da manhã e cumpria uma rotina estudada". 

Nos estudos sobre administração do tempo a distinção entre importante e urgente tornou-se clássica e sobre esta classificação  Dwight D. Eisenhower, ex Presidente dos EUA ressalta: "O que é importante é raramente urgente e o que é urgente é raramente importante"

Inovando sobre a perspectiva de administração do tempo a partir da distinção entre importante e urgente, o especialista em administração do tempo, Christian Barbosa autor do livro "A Tríade do Tempo" desenvolveu uma metodologia de mesmo nome de seu livro, acrescentando às categorias de importante e urgente também a categoria de circunstancial, conforme ilustração. 

 

A metodologia da Tríade do Tempo é composta por cinco fases: identidade, metas, planejamento, organização e execução. Destaque-se que para uma práxis-teórica, como a própria expressão indica, é fundamental que existam as condições técnicas para a execução do que estabelece a teoria - sem o que seria apenas uma teoria.

A metodologia Tríade do Tempo pode ser colocada em prática através do Neotriad, uma solução em ambiente ‘cloud computing’ para a gestão do tempo, produtividade e colaboração. A aplicação na gestão do tempo através do Neotriad pode ser feita, inclusive utilizando dispositivos móveis como os smartphones, o que efetivamente possibilita a gestão do tempo a qualquer hora e a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

A solução Neotriad possibilita a práxis teórica da metodologia Tríade do Tempo® para a gestão do tempo, produtividade e colaboração. O Neotriad é disponibilizado em ambiente ‘cloud computing’ e seus usuários contam com recursos que permitem gerenciar tarefas, compromissos, equipes e projetos com fóruns, blogs e compartilhando informações com pessoas que não sejam usuários do sistema, mas que por necessidade precisem ter acesso a determinadas informações. 

Especialmente na sociedade contemporânea o tempo das pessoas é o seu maior patrimônio e por consequência, é também um patrimônio para as organizações. Portanto, a gestão do tempo é importante para todos e urgente para muitas pessoas, que por exageros na destinação de seu tempo em questões circunstanciais e urgentes, frequentemente se descobrem dizendo: "não tenho tempo!".

Artigo contribuído por: Wander Luiz Pio de Sena - www.neotriad.com.br/partner/forma

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

A Febre do Ensino Superior a Distância
Carreira em TI

A Febre do Ensino Superior a Distância

Atualmente está cada vez mais difícil arranjar tempo para as tarefas diárias.

Cansado da rotina de trabalho?
Carreira em TI

Cansado da rotina de trabalho?

A rotina na sua maior parte do tempo é complicada, mesmo se você faz parte dos 30% dos brasileiros que realmente se identificam e apreciam de verdade o que estão fazendo, dados apontam que você preferiria estar fazendo outra coisa. Entenda o porque e saiba como permanecer motivado.