Na próxima semana, a partir do dia 09 de julho, milhões de pessoas poderão ficar sem acesso à internet. Isso ocorrerá  devido a uma busca por criminosos que o FBI irá fazer, assim, desativando servidores DNS que são utilizados por eles. Com isso, as autoridades pretendem eliminar o vírus conhecido como DNSChanger que é capaz de infectar os computadores, enviando informações direto aos criminosos.

O DNSChanger tem o poder de direcionar o tráfego de dados de um computador infectado. Assim, quando o usuário digita um endereço, ele será direcionado a um site criminoso.

Com o desligamento desse tipo de servidor, os usuários que tiverem seus computadores infectados com o vírus irão ter sua internet interceptada.  Para voltar a ter uma navegação normal, é preciso eliminar o vírus em questão.

O vírus DNSChanger, tomou uma grande proporção devido ao seu meio de disseminação, ele pode estar nos e-mails como também através de malwares. 

As pessoas que tiverem problemas com a internet na semana que vem, o FBI irá disponibilizar  servidores DNS "limpos" para que possam fazer uso temporariamente.

De acordo com uma estimativa realizada pela  Internet System Consortium, organização de suporte à infraestrutura da internet, o vírus foi responsável por afetar 650 mil computadores no mundo todo. Isso fez com que os criminosos pudessem arrecadar mais de 20 milhões de dólares.

Uma das formas de verificar se um computador está infectado é entrar no site do FBI ou do DNSChanger Working Group e colocar o número do IP. Ao menos 58 das 500 maiores empresas do mundo tem ao menos um computador infectado.