Na quinta edição do Google I/O, evento de desenvolvedores da companhia, diante de 6 mil pessoas, o vice-presidente sênior do Google, Vic  Gundotra, saudou a todos e disse que este encontro será "incrivelmente especial".

Logo em seguida, quem subiu ao palco foi o brasileiro Hugo Barra, gerente mundial do Android. Ele forneceu dados sobre o sistema, explicando que está rodando em 400 milhões de dispositivos, no ano passado, eram apenas 100 milhões. Barra mencionou ainda que, por dia, 1 milhão de novos aparelhos com o Android são ativados.

Conforme as expectativas, Barra confirmou o lançamento da nova versão do Android, a 4.1, denominada como Jelly Bean. David Burke, diretor de engenharia do Android, disse que as animações virão mais suaves.

Hugo Barra mostrou as funcionalidades da nova versão do Android, que contará com um novo dicionário para melhorar a entrada de texto e terá ainda o modo off-line de digitação por voz.

Os deficientes visuais também serão beneficiados com o Jelly Bean, ele trará novas funções para a melhor acessibilidade dos usuários com problemas de visão.

Barra destacou ainda que com o Jelly Bean o usuário poderá tirar fotos ainda mais rápidas, as notificações sofreram alterações; será possível ver notícias e fotos e ainda comentar direto da caixa de check-in.

Em julho o Android Jelly Bean começará a ser entregue, inicialmente com o Motorola Xoom , Nexus S e Galaxy Nexus.