Conforme reportagem do site português, publico.pt, a RIM, fabricante dos smartphones Blackberry, estaria praticamente falida de acordo com a empresa de serviços financeiros Morgan Stanley.

Já em março deste ano, a companhia havia apresentado saldos negativos na casa dos US$ 125 milhões. Nem mesmo a troca de direção conseguiu mudar os rumos da empresa, pois três meses já se passaram e a RIM possui hoje, o valor de suas ações, mais baixos nos últimos dez anos.

De acordo com analistas da Morgan Stanley, descreveram eles em um relatório de avaliação da empresa que, "Acreditamos que o histórico da RIM está essencialmente quebrado".  Para esses mesmos analistas, a única solução viável para a companhia é fracionar a sua dimensão, dividindo áreas de negócios.

O relatório ainda aponta que esta será uma transformação que apagará grande parte do poder financeiro da empresa e que nos próximos seis meses a nove meses, a RIM irá enfrentar uma deterioração rápida e terá então que tomar rápidas opções de estratégias.

Em publicação no último final de semana, o jornal inglês, The Sunday Times, declarou que a empresa estava a analisar a separação da divisão de equipamentos da divisão de rede de comunicação RIM Network, bem como a possibilidade de vender parte do seu capital; mas tal reportagem foi desmentida pelos responsáveis da Research in Motion.

Na tentativa de mudar os rumos da empresa, a RIM contratou as empresas RBC Capital Markets e J.P.Morgan para rever suas novas estratégias. Só pra detalhamento, a empresa já demitiu até hoje, 2000 funcionários.