A Sony e a Panasonic anunciaram nesta segunda-feira uma união não muito convencional, as duas concordaram em trabalhar em conjunto no desenvolvimento da próxima geração de telas planas e módulos para TVs e monitores de grande porte.
Mesmo sendo concorrentes, as duas companhias informaram que irão unir forças com a finalidade de produzir uma nova tecnologia até o ano que vem. As empresas pretendem usar a técnica de diodos orgânicos emissores de luz para a produção em massa de novos aparelhos.

As telas OLED (Organic Light-Emitting Diode) são conhecidas por serem mais brilhantes e consumirem menos energia, para tanto, para uma produção em massa desse tipo de aparelho é necessário maior investimento.

 

O que é OLED?

Diodo orgânico emissor de luz ou fotoemissor (Organic Light-Emitting Diode, em inglês) é uma tecnologia criada pela Kodak em 1980 e que promete telas planas muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idéia é usar diodos orgânicos, compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga elétrica. A vantagem é que ao contrário dos diodos tradicionais, essas moléculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfície da tela, usando um método de impressão. Acrescentados os filamentos metálicos que conduzem os impulsos elétricos a cada célula, está pronta uma tela a um custo extremamente baixo.