Nesta quarta-feira, a Microsoft anunciou a mais nova versão do Windows Phone, o seu software para smartphone.  O lançamento do Windows Phone veio para tentar se manter no mercado diante seus consagrados concorrentes, o iPhone, da Apple e o Android, do Google.

"Primeiro, queríamos que o Windows Phone fosse uma expressão do usuário. Nosso segundo direcionamento foi criar um aparelho que oferecesse conteúdo relevante. E o terceiro ponto foi oferecer um aparelho mais conectado", comentou Terry Myerson, vice-presidente de Windows Phone da companhia,  ao iniciar a apresentação.

Confira tudo sobre o lançamento do Windows Surface, o tablet da MS

De acordo com o responsável pelo Programa Windows Phone da companhia, Joe Belfiore, o mais recente sistema operacional virá com um "código comum entre o Windows 8 e Windows Phone 8".

Ao longo da apresentação, um assunto que foi citado inúmeras vezes: o novo tablet da Microsoft, o Surface. A grande ideia é que os aparelhos se comunicassem em si, com o novo sistema operacional.

O aparelho virá inicialmente com suporte para processadores com dois núcleos e ainda, mas adiante, para chips quad-core.  Ele também terá suporte para três resoluções de tela: 800 x 480 pixels 15:9 (WVGA), 1280x768 pixels 15:9 (WXGA) e 1280x720 pixels 16:9 (720p).

O Windows Phone 8 traz também uma nova tela inicial composta com ícones de poderão ser redimensionados em três formatos.

A companhia já avisou que a versão final do Windows Phone 8 será lançada no final do segundo semestre deste ano.