Depois de todo o mistério feito pela Microsoft, ontem, segunda-feira a empresa se pronunciou publicamente para a imprensa americana divulgado dois modelos de tablets rodando Windows 8 para competir no setor. 

Microsoft Surface, é o nome dado aos tablets que foram lançados ontem. Usando o sistema operacional Windows 8, eles vêem cheios de tecnologias e desempenho, para concorrer com o iPad da Apple, que somou vendas de 11,8 milhões de unidades em todo o mundo. Com tela de 10,6 polegadas, 9,3 mm de espessura na versão mais básica e equipado com teclado multitoque, o Surface faz a Microsoft unificar ela mesma hardware e software próprios no mesmo produto.

A integração entre hardware e software, estratégia adotada há anos pela Apple, é outro fator destacado pelo analista. "No centro da apresentação do CEO Steve Ballmer esteve uma única mensagem: a integração entre o hardware e o software é fundamental para proporcionar melhores experiências para os usuários finais. O hardware projetado pela Microsoft tenta captar o interesse dos usuários para um dispositivo que combina o PC e as experiências de um tablet", disse.

 

A configuração dos aparelhos:

O primeiro que é mais básico vem com processador ARM Nvidia Tegra, é chamado de "Microsoft Surface for Windows RT" tem uma tela de 10.6" com resolução de 1366 x 768 pixels, pesa 700 gramas e tem 9.3 mm de espessura. O gabinete é feito de magnésio acumulado por um processo de deposição de vapor (PVD VaporMg), e tem um suporte integrado para que seja possível colocar o tablet "em pé" sobre a mesa sem a necessidade de um case adicional.O outro, batizado de "Microsoft Surface for Windows 8 Pro", tem design similar, um processador Intel Core i5 "Ivy Bridge" e 13,5 mm de espessura, pesando pouco mais de 900 gramas. Apesar do mesmo tamanho físico, 10.6", a tela tem resolução mais alta (em FullHD) que a do modelo com processador ARM: são 1900 x 1080 pixels.  A interface USB também sofre um upgrade, e é USB 3.A Microsoft não revelou várias especificações. Não sabemos quais são os processadores usados em cada modelo. Não sabemos a quantidade de memória RAM. Não sabemos se ele terá conexão 3G/4G (confirmado, apenas o Wi-Fi).

 

Como anda o setor de tablets?

De acordo com a empresa de pesquisa ABI Research, o setor cresceu de 41% do primeiro trimestre de 2011 para o mesmo período de 2012, movimentando uma cifra próxima de 144,6 milhões de aparelhos, enquanto o segmento de computadores de mesa vem sinalizando índices de expansão cada vez menores. No quarto trimestre de 2011, por exemplo, a Apple vendeu 15,4 milhões de iPads, mesmo volume registrado durante todo o ano pelo mercado nacional de PCs, segundo a consultoria IDC. O resultado brasileiro indica que uma provável substituição de aparelhos tradicionais e portáteis pelos tablets já pode estar em curso.

 

Preço e disponibilidade

A falta de informações sobre preço e disponibilidade deixaram algumas dúvidas para analistas da indústrias, que fazem algumas previsões nessa área. "A pergunta na boca de todos é 'bem, parece muito bom, mas quanto é?'. Estamos estimando que os tablets Windows RT ficará em torno de US$ 400 a US$ 500, o que poderia ver bons volumes", afirmou Rick Sherlund, Nomura Securities. Já a analista da Gartner não espera que a Microsoft venda grandes volumes. Ela avalia que a Microsoft quer que o Surface se torne uma referência e faça com que parceiros de hardware, como HP ou Dell, baixem seus preços.



Galeria de fotos:

 

Vídeo do produto:

 

E você, o que achou? Comente abaixo.