O nome Intel já nos remete a um valor de mercado mais alto, e não é por menos, seus produtos possuem um diferencial agregado, o que fazem que tenham altos custos no varejo. Porém o seu novo SSD consegue competir no quesito preço com os demais concorrentes, isso graças a chips de memórias extra densos.

Outros fabricantes já comentaram sobre o uso de chips NLC TLC 3D de 64 camadas, porém a Intel foi a primeira a lançar um unidade comercial que os possua. O Intel SSD 545 se torna mais barato, pois os chips de 64 camadas possuem uma capacidade maior de armazenamento, sendo necessários menos chips por HD.

Intel SSD 545
Intel SSD 545

Quanto ao valor de mercado, a Intel sugere o preço de US $180, enquanto seus concorrentes diretos na mesma capacidade estão com valores entre US $150 - 170. Mas ao contrário dos chips comuns usados em outros SSDs, que quando atingem grandes cargas de armazenamento tem seu desempenho prejudicado, os chips de 64 camadas, suportam seu armazenamento máximo sem sofrer nem uma perda de desempenho, tornando o Intel 545 um melhor custo benefício. E vale lembrar que US $ 180 é um preço sugerido, com certeza os varejistas vão baixar ainda mais este valor.

Quanto ao desempenho, a Intel promete velocidades de leitura sequenciais na casa dos 550MB/s e gravações em 500MB/s. Não são valores recorde, mas ainda assim valem muito a pena pelo custo benefício. A Intel também pretende lançar versões do 545 em capacidades que variam entre 128 GB até 2 TB no futuro.