Através de seu blog, o WhatsApp atualizou a lista dos sistemas que serão abandonados, ou seja, em que o aplicativo não irá mais funcionar. Deste modo, o mensageiro, agora, também tem planos de não oferecer suporte a algumas versões do Android, basicamente quem ainda está utilizando o sistema na edição Gingerbread, com numeração de 2.3.7 ou inferior.

A empresa, porém, está avisando com bastante antecedência para que os usuários tenham tempo suficiente para poder atualizar a versão. A previsão é que o suporte seja encerrado em 1º de fevereiro de 2020. Vale notar que todas as versões lançadas até o Android 2.2 (Froyo) já foram descontinuadas.

WhatsApp atualizou a lista com dispositivos que perderão suporte ao app
WhatsApp atualizou a lista com dispositivos que perderão suporte ao app

De acordo com o WhatsApp, ao encerrar o suporte a um sistema, o aplicativo acaba deixando de ser atualizado, deste modo, os recursos poderão deixar de funcionar a qualquer minuto, e ainda a empresa deixa de se responsabilizar pelo usuário.

A medida não deverá afetar uma grande base de usuários, já que o Gingerbread foi lançado ainda em 2010 e sete anos é um tempo muito grande quando o assunto é smartphones e seus sistemas. Vale mencionar também que, atualmente, somente 1,7% de usuários ainda utiliza a geração Gingerbreag.

Deste modo, até 2020, é bastante provável que muitos destes usuários já tenham evoluído quanto ao uso do sistema do Google.