Há algum tempo Elon Musk parece ter assumido o papel de salvador das gerações futuras. Além de trabalhar arduamente na sua empresa de explorações espaciais, que estará pronta para colonizar um novo planeta caso tudo dê errado, ele trabalha, incessantemente, para que não precisemos chegar neste ponto e consigamos salvar a Terra a tempo.

E um dos pontos da luta de Elon por um mundo melhor é a diminuição na emissão de gases do efeito estufa. Para isso ele criou sua própria montadora de carros elétricos, telhas mais eficientes (e baratas) que captam energia solar, baterias, etc.

Seu último grande trunfo é o que veremos hoje, o Tesla Powerwall, a bateria que sua casa vai querer ter um dia.

Precedentes

Caso você não tenha entendido, Elon leva a sério mesmo essa coisa de baterias e energias renováveis. Para que você tenha noção, ele encabeçou um megaprojeto junto da Panasonic chamado Gigafábrica. A iniciativa é a maior construção em espaço físico já feita pelo homem.

Inaugurada em 29 de julho de 2016, é lá que trabalham mais de 6.500 funcionários fabricando baterias mais baratas devido à grande produção, e segundo o plano inicial, baixando o custo embarcado dos KWh das baterias que produz, seja dos carros ou das caseiras.

Observe abaixo o tamanho dos gigantescos aerogeradores que ficam quase imperceptíveis perto da Gigafábrica.

f

O Powerwall

Lançado junto com os painéis solares em formato de telhas, os Powerwalls são verdadeiras baterias para a sua casa. Elas irão armazenar energia para o uso da rede doméstica assim como a bateria do seu smartphone é usada para dar vida ao gadget.

Em uma análise crua ela nada mais é do que uma enorme bateria de íon-lítio - a mesma das baterias de celular - feita para ser instalada nas paredes - internas ou externas - ou chão das casas.

Ela pode ser usada ainda como um estoque de energia "convencional". Em algumas partes dos Estados Unidos, por exemplo, o preço da energia é calculado todo mês. Sendo assim o dono de uma Powerwall poderá usar sua bateria para puxar energia da rede convencional e fazer um estoque de força quando o preço estiver lá embaixo.

o

A autonomia da bateria é de 14 kWh, enquanto seu fornecimento contínuo fica na casa dos 6 kW. Ela possui um "backup" de até 1 dia de autonomia para que você não fique no escuro em caso de um apagão.  

E como era de se esperar, o Powerwall tem muita tecnologia envolvida. Se com os carros da Tesla você já pode ter um controle avançado através do smartphone, com o Powerwall o controle é total. O dono de uma bateria dessas pode monitorar a estação 24h por dia, escolher se quer usar a energia armazenada, a energia da rede privada, se quer captar e armazenar, etc. Ele ainda emite alertas de dias nublados à frente, para que você possa se programar.

De acordo com Musk, se você estiver disposto a repensar seu consumo energético e começar a evitar alguns desperdícios diários poderá viver tranquilamente com a energia solar armazenada no Powerwall.

O entrave maior para a popularização ainda é o preço do serviço. Nos EUA 1 Powerwall de 14 kWh de capacidade (suficiente para luzes, tomadas e geladeira) custa U$ 5.500 dólares + U$ 700 dólares de material de suporte (cabos, tubulação, etc.) + preço de instalação que pode variar de U$ 800 a U$ 2.000 dólares. E nem pense em baratear a instalação caso você manje da parte elétrica. A Powerwall só pode ser instalada por pessoal certificado pela Tesla.

y

A simulação acima é para uma casa convencional americana de 3 quartos. Se você morar em uma casa de 6 quartos e quiser suprir a casa toda com energia solar e armazenamento em baterias precisará desembolsar cerca de 30 mil dólares, de acordo com a recomendação de 5 Powerwalls da calculadora do site da Tesla

Ahh, e um detalhe super-importante: O preço acima NÃO inclui as placas solares, ok? Você até pode comprar junto do pedido da Powerwall, mas são coisas diferentes e tem seu preço separado.

Hoje a bateria da Tesla para os lares é vendida e instalada em mais de 40 países, mas nenhum deles na América do Sul. Portanto, se você está pensando em se tornar verde com a ajuda de Elon, terá de esperar mais um pouquinho.

m

E aí, você colocaria uma dessas em sua casa se ela estivesse presente no Brasil? Acha que o longo prazo compensa o pesado investimento inicial? Deixe um comentário no final deste post.