Gerenciar seu Smartphone a partir de um desktop as vezes é necessário, ainda mais quando não se possui muito armazenamento interno, ou até mesmo para aquele backup de rotina. Bom, para isso existe uma centena de aplicativos, porém hoje vamos dar uma analizada no TunesGo. Um aplicativo desenvolvido pela Wondershare e que vem conquistando um publico enorme nos ultimos tempos.

Bom vou explicar o porquê desse sucesso falando um pouco mais das ferramentas que ele oferece e também mostrando como usar este aplicativos, que é muito dinâmico e convidativo ao usuário. Depois eu dou meu veredito, beleza?.

No primeiro contato o aplicativo já ganha alguns pontos positivos a seu favor, pois possui uma plataforma toda em Português, bastante intuitiva e explicativa. Ao iniciar o aplicativo, o usuário já é orientado sobre os procedimentos que precisa realizar para dar seguimento ao gerenciamento. Com Smartphone conectado ao computador, coloque-o no modo depuração USB, para fazer isso basta apenas selecionar a versão do android, que o próprio aplicativo lhe mostra como fazer.

Assim que o Smartphone for reconhecido pelo aplicativo, as ferramentas serão habilitadas. No menu "Início" são exibidas as opções de "Reconstruir Biblioteca do iTunes", "Transferir  Mídia do iTunes para o Dispositivo", "Salvaguardar Fotos para o PC" e Transferência de Celular". Ambas funcionam perfeitamente, porém na versão gratuita o limite de transferências e bem pequeno.

Nos outros menus, Músicas, Vídeos, Fotos, Informações, Aplicações e Explorador, não existem diferenças entre a versão de avaliação e a versão paga, você consegue gerenciar tudo perfeitamente, mudar nome dos arquivos, apagar duplicatas e outros arquivos indesejados, além de poder adicionar contatos direto pelo gerenciador, aplicações também podem ser desinstaladas pelo TunesGo. Porém a importação e exportação de arquivos é limitada.

Agora o que traz o diferencial do aplicativo é o seu Toolbox, além das ferramentas relacionadas ao iTunes e a transferência entre dispositivos, o aplicativo oferece a opção de realizar um backup completo do aparelho, assim como a funcionalidade de realizar Root no aparelho.

Olha que  facilidade para realizar as tarefas. Por exemplo o backup, basta clicar em "Dispositivo de Backup", escolher o destino e em "Backup". Tá feito. Quer processo mais fácil que esse?

Ta e agora quero restaurar o backup, o que faço? Esse é um pouco mais difícil, são 3 cliques (haha). Primeiro em "Restaurar Dispositivo", depois em "Seguinte" e "Restaurar". Tá feito. Há já ia me esquecendo, você pode escolher também o que quer de volta do backup para o Smartphone. Vale lembrar que as opções de backup estão disponíveis na opção gratuita.

Por fim, mas não menos importante a função de Root, que é muito fácil também, você só precisa clicar na opção "Root com um Clique" e é literalmente um clique. Você só precisa concordar com o risco de perder a garantia e tal (é o procedimento de root pode ocasionar a perda da garantia do dispositivo), que o aplicativo já faz tudo por você. E é claro, com o aparelho com root você pode personalizar ele a seu modo, apagar aplicativos pré instalados, instalar arquivos na raiz do android e tudo mais. Só que a única parte triste do aplicativo é que a função de root é disponível apenas para a versão paga. Porém o investimento vale muito a pena. Pois é um aplicativo fácil de usar e traz funcionalidades incríveis.


Então, pra encerrar agora o tal do veredito!

Prós

  • Interface dinâmica e atrativa para o usuário.
  • Gerenciamento dos arquivos dentro do aplicativo excelente.
  • Opção de backup disponível na versão free.
  • Root fácil e seguro.
  • Suporte para diversas linguagens.

Contras 

  • Versão free limita a 10 a importação e exportação de arquivos.
  • Versão free não possui opção de root.