A Kaspersky, empresa de segurança eletrônica desenvolvedora de antivírus está acionando judicialmente a Microsoft novamente por "práticas anticompetitivas". A empresa registrou queixa contra a Microsoft na Comissão Europeia.

De acordo com a Kaspersky, a Microsoft está dificultando as atividades de quem desenvolve antivírus para o Windows. Isso tudo em razão do Windows Defender, um sistema de segurança desenvolvido pela própria Microsoft e que chega integrado ao sistema operacional, deixando-o mais seguro.

Kaspersky processa Microsoft por práticas anticompetitivas
Kaspersky processa Microsoft por práticas anticompetitivas

"A Microsoft usa sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais para computadores para promover ferozmente o seu próprio - e inferior - software de segurança, ao custo da escolha do usuário", disse Eugene Kaspersky, cofundador da empresa de mesmo nome. A Kaspersky foi eleita diversas vezes como a melhor solução em antivírus.

A Microsoft, segundo as acusações, está recomendando aos usuários que desinstalem antivírus de terceiros de seus computadores, como o da Kaspersky. A empresa alega que outros programas de segurança podem confundir o Windows Defender e assim, acabar sendo tratados como um vírus.

Leia também:

A Microsoft também está sendo acusada de não dar tempo suficiente para que os desenvolvedores possam adaptar os seus programas antivírus para as versões mais novas do Windows após as atualizações.

"O objetivo primário da Microsoft é manter os consumidores protegidos", disse a companhia através de comunicado. "Estamos confiantes de que os recursos de segurança do Windows 10 obedecem às leis de competição. E vamos responder a qualquer questão que reguladores possam ter."