Na quinta-feira (1º), a Microsoft anunciou uma atualização que inclui uma ferramenta chamada "Highlights" (Destaques, em tradução), que possibilita aos usuários tirarem fotos e vídeos que ficarão visíveis temporariamente para os seus contatos.

Como podemos perceber, a ferramenta é muito semelhante ao "Stories", do Snapchat. O formato já está bastante presente em todas as redes sociais e serviços de mensagens.

Os Highlights fazem parte de uma reformulação do Skype, que não sofreu nenhuma mudança significativa desde que foram introduzidas as chamadas de vídeo, em 2006.

O novo Skype também enfatiza os grupos de mensagem. Os usuários podem reagir entre si através de emojis, bem como personalizar o plano de fundo das conversas ou ainda anexar conteúdos de terceiros, como gifs.

Para completar, o serviço conta ainda com várias ferramentas para ajudar os usuários, como a assistente virtual Corona e o Scoop, que busca por notícias de interesse do usuário.

O Skype aperfeiçoou as suas capacidades de ligação em vídeo, adicionando a possibilidade de envio de fotos, marcações e emojis durante as ligações.

"Permitimos que você se mantenha conectado de maneiras expressivas e divertidas, sem os confinamentos dessas outras experiências", afirmou o executivo. "Você pode conversar, criar e compartilhar de maneiras mais expressivas, e trazer ferramentas e serviços. Para fazer mais, adicionamos essas experiências a partir do mundo real. E, finalmente, não esquecemos o que é o Skype: uma grande experiência audiovisual, e está disponível em todas as plataformas em que precisa estar."

A intenção da empresa e que futuramente os usuários também possam assistir vídeos e jogar juntos durante as vídeos chamadas.