Nesta terça-feira (23) Nokia e Apple anunciaram a assinatura de um acordo de licença para colocar um ponto final na disputa sobre patentes do grupo finlandês. As duas companhias comunicaram que "resolveram todos os litígios de propriedade intelectual e assinaram acordo para o uso das patentes para vários anos".

Apple e Nokia anunciaram um cessar fogo
A grande quantidade em dinheiro que a empresa norte-americana terá que pagar não foi revelada, contudo, se sabe que a empresa Nokia receberá parte do pagamento à vista e posteriormente valores adicionais conforme período estipulado no acordo.

Um acordo similar foi assinado em 2011 quando a gigante Apple aceitou fazer pagamentos a empresa Nokia. No entanto, o grupo finlandês decidiu continuar com os casos nos tribunais da Alemanha e dos Estados Unidos no ano passado acusando a empresa Apple de utilizar outras inovações da Nokia.

Com isso, a acusação foi feita baseada nas telas, antenas, programas, interfaces, codificações de vídeo e chips da Nokia, supostamente ideias copiadas pela Apple. Quando a empresa Nokia passou a ser proprietária em 2013 da Nokia Siemens Networks e em 2016 da Alcatel-Lucent conseguiu através destas aquisições a posse de milhares de patentes protegidas.

O acordo que foi afirmado hoje pelas duas empresas trata sobre o fornecimento da Nokia para Apple de produtos de infraestrutura e de serviços. Enquanto a Apple fica comprometida em disponibilizar em seu catálogo on-line e em suas lojas, produtos de saúde da empresa Nokia, como por exemplo, relógios conectados e aparelhos sem cabos distribuídos, além dos pagamentos.