Anatel veta a venda de microcelulares no Brasil

Os microcelulares foram proibidos pela Anatel. Toda e qualquer comercialização destes está fora da lei. Caso lojas descumpram a ordem, que começou a valer na última quarta-feira (17), poderão receber multa.

Anatel veta a venda de microcelulares no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu a venda de microcelulares no Brasil. Os aparelhos não podem mais ser comercializados no país já que não possuem certificação do órgão e também não passaram pelos processos de homologação.

Microcelular proibido pela Anatel
Os microcelulares, que no geral são fabricados na China, medem em torno de 6 centímetros, e são feitos praticamente de plástico, e se assemelham muito a brinquedos. Eles podem ser encontrados por valores entre R$ 150 e R$ 250 e servem apenas para receber e fazer ligações e enviar mensagens SMS.

Os aparelhos, por ser acessíveis, acabaram parando nas penitenciárias do Brasil. Possuem ainda formatos diferenciados, como chaves e miniaturas de carros de luxo BMW, Porsche, Ferrari e Audi, enquanto seus tamanhos são proporcionais a uma tampa de caneta ou isqueiro.  

A Anatel, através de nota, disse que já enviou um ofício para o Mercado Livre, a maior plataforma de comercialização do aparelho. Caso a loja descumprisse a ordem, que começou a valer na última quarta-feira (17), poderá receber uma multa.

O Mercado livre, através de nota, disse que já "identificou os anúncios denunciados pela Anatel e já está providenciando sua remoção". De acordo ainda com o site, os anúncios não estão de acordo com os Termos e Condições da Plataforma, sendo assim, não poderiam ser comercializados.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Sinal verde! Galaxy S21 FE é homologado pela Anatel
Celulares

Sinal verde! Galaxy S21 FE é homologado pela Anatel

Ainda sem data de lançamento, o modelo Fan Edition deste ano já ganhou a liberação para ser lançado e comercializado no Brasil.

Pirataria no Brasil: Anatel vai impedir venda de celulares não certificados
Celulares

Pirataria no Brasil: Anatel vai impedir venda de celulares não certificados

Sites de e-commerce entraram na mira do órgão regulador brasileiro que quer criar uma ferramenta capaz de impedir a venda de produtos que não foram devidamente homologados.