Ransomware que atingiu a Europa chega ao Brasil

Suspeita é de que o ataque dos hackers já está acontecendo na Telefônica Brasil

Por Segurança digital Pular para comentários
Ransomware que atingiu a Europa chega ao Brasil

Na manhã desta sexta-feira (12) a Europa foi pega de surpresa através de um grande ataque hacker, onde muitas companhias de vários setores tiveram seus computadores invadidos pelo ransomware. Entenda o que é um ataque ransomware.

Segundo comentários de alguns brasileiros o ataque já teria chegado ao Brasil, afetando a Telefônica, assim como outras empresas que para funcionarem dependem da infraestrutura espanhola.

Os hackers estariam cobrando em torno de US$ 300 dólares para cada computador atingido pelo ransomware, um malware que quando entra no sistema bloqueia o acesso e para que o usuário consiga acessar novamente os maliciosos cobram um valor de "resgate".

Mapa dos computadores afetados em tempo real. Fonte: <a class='lib'  href='https://www.oficinadanet.com.br/post/8550-malware-o-que-e-e-quais-os-tipos-existentes'>Malware</a> TechMapa dos computadores afetados em tempo real. Fonte: Malware Tech

O computador de uma companhia, por exemplo, ao baixar ou clicar em um arquivo malicioso é compactado via criptografia. Então, para que voltem a ter acesso aos seus conteúdos é necessário pagar o valor determinado pelo invasor, que quase sempre é um Bitcoin, um modus operandi muito sofisticado que não deixa pista alguma de quem possa ter feito isso.

Pela manhã, a Telefónica Espanha informou ter detectado uma falha de segurança cibernética que afetou alguns de seus computadores na rede corporativa da empresa. Rapidamente, foi ativado o protocolo de segurança para que todos os computadores atingidos voltassem em seguida a funcionar. Também: Leia o nosso guia com dicas de segurança digital

A Telefônica Brasil está tomando medidas preventivas para que a mesma invasão não aconteça na empresa, mas segundo comentários o ataque já está na companhia. A imprensa europeia acredita que que os cibercriminosos tem envolvimento com a China, mas não há nenhuma confirmação sobre isso até o momento.

ATENÇÃO: Não quer ser atacado? Siga as nossas dicas abaixo: 

  • Evite de clicar em links suspeitosos;
  • Evite de abrir qualquer arquivo recebido pela internet hoje, e nos próximos dias;
  • Atualize o seu sistema operacional;
  • Atualize o seu antivírus;

Compartilhe com seus amigos:
Fernanda Beling
Fernanda Beling Administradora, apaixonada por tecnologia. Amante de livros, séries e filmes.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @fsbeling // TWITTER: @fsbeling
Quer conversar com o(a) Fernanda, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Segurança digital