O Facebook, ao longo dos anos, vem recebendo várias críticas em relação ao "efeito bolha", em que é acusado de radicalizar opiniões, permitindo aos usuários que vejam somente as publicações que possam reforçar o seu ponto de vista, o que pode reduzir a tolerância de opiniões divergentes. Porém, um novo recurso deverá permitir que tal bolha possa ser estourada.

A descoberta foi feita pelo TechCrunch, através do recurso denominado "Topics to follow" (Assuntos para seguir". Como o próprio nome indica, ele permite que os usuários sigam temas específicos, assim sendo, o feed de publicações contaria com páginas que talvez o usuário não esteja seguindo. Isso permitiria uma visão mais ampla dos assuntos de interesse, bem como descobrir novas páginas para seguir.

O recurso, ao que tudo indica, está sendo oferecido apenas para um grupo pequeno, ou seja, está na fase de testes. Os temas disponibilizados ainda são poucos, como "Fotografia", "Filmes de Terror", entre outros.

Ainda não sabemos se outros temas serão abordados pelo Facebook, como os que geram mais repercussão, por exemplo. Em uma ocasião, Mark Zuckerberg publicou uma carta em que fala sobre a responsabilidade do Facebook sobre como as pessoas se informam.

"Nossa meta deve ser ajudar as pessoas a verem um panorama mais completo, e não apenas perspectivas alternativas. Precisamos ser cuidadosos sobre como fazemos isso. Pesquisas mostram que algumas das ideias mais óbvias, como mostrar a uma pessoa um artigo de uma perspectiva oposta, podem, na verdade, aprofundar a polarização ao enquadrar outras posições como ‘estrangeiras’", disse o executivo.