A nova tecnologia promete fazer upload e download de pensamentos, será? O criador da Neurolink promete ir muito longe. Elon Musk (leia a história dele), fundador da montadora de carros elétricos da Tesla, da empresa de transporte espacial SpaceX e da carteira digital Paypal, está agora trabalhado em busca de uma maneira de conectar computadores ao cérebro humano, através da sua startup Neuralink.

Dentro de quatro anos, Musk, pretende disponibilizar no mercado um sistema que auxilie pessoas que sofreram um AVC (acidente vascular cerebral) ou cancro, pequenos implantes, que permitam a ligação do cérebro a computadores.

A notícia do diário americano Wall Street Journal, sobre a criação do startup, informa que seu principal foco será a criação de laços neurais, tecnologia que através de minúsculos eletrodos cerebrais consegue fazer upload e download de pensamentos.

Imagem: filme Elysium

A Neuralink foi criada em julho de 2016, na Califórnia, como uma empresa dedicada a pesquisas médicas. O bilionário Peter Thiel pretende juntar-se ao Musk neste projeto como investidor, os dois já se conhecem desde a fundação da Paypal.

A ideia é que a comunicação humana possa atingir um nível mais avançado, conforme anunciado na entrevista concedida ao site "Wait But Why", onde Elon Musk diz "Se eu quisesse comunicar-lhe um conceito, você iria essencialmente envolver-se em telepatia consensual".

Segundo ele, nós, seres humanos vamos precisar de "ligações neurais" para não ficarmos para trás com a tecnologia que pretende desenvolver, diz ainda que a inteligência artificial criará computadores tão sofisticado e semelhantes aos humanos.

Você se canditaria ao experimento? Comente abaixo.