De acordo com uma pesquisa da empresa de segurança Flashpoint, o aplicativo de conversa mais usado por cibercriminosos no mundo todo é o Skype.

A preferência pelo Skype pelos golpistas pode variar bastante ao redor do mundo, mesmo assim, o mensageiro da Microsoft supera até os aplicativos mais populares, como WhatsApp e Telegram. Estes últimos, inclusive, são protegidos por criptografia de ponta-a-ponta nas mensagens, o que os torna praticamente impossíveis de serem interceptados.

A conclusão por parte dos pesquisadores se deu através de fóruns de discussão e salas de chat online frequentados por hackers, incluindo na chamada "deep web".

O Skype é amplamente utilizado em praticamente todo o mundo, mesmo assim, em alguns países do Oriente Médio, por exemplo, e também da Europa, o iCQ costuma ser o preferido para golpes.

Skype autenticando com Android

Nesta terça-feira (19), a Microsoft anunciou um novo recurso que visa deixar as contas dos usuários ainda mais seguras, porém, sem a necessidade de decorar novas senhas. A partir de agora será possível fazer login em uma conta da Microsoft utilizando apenas o celular.

A novidade permite fazer o login em plataformas como o Skype e Outlook com apenas uma autorização no app Authenticator. O sistema funciona como um token físico que dá acesso à conta na web.

Vale notar que o recurso funciona apenas em PCs com Windows 10. Caso o usuário não queira mais utilizar o Authenticator, poderá voltar ao sistema de senhas a qualquer momento.