Os usuários do sistema operacional do Google no Brasil e também na Argentina precisam ficar atentos com os aplicativos que baixam. De acordo com a empresa de segurança ESET, uma versão maliciosa do jogo "FrontLine Commando D-Day" está sendo ofertada aos gamers. O objetivo dos cibercriminosos é controlar o dispositivo da vítima de forma online.

O aplicativo em questão está sendo oferecido em uma loja online não oficial, que promete uma versão especial do game. A versão também pode ser baixada através do Google Play ou mesmo por um site de compartilhamento de arquivos.

Cuidado ao baixar o jogo
Assim que o usuário tenta fazer o download, o aplicativo acaba sendo instalado no celular e a pessoa recebe uma mensagem de erro dizendo que ocorreu uma falha no download já que os recursos não foram encontrados. Porém, nesse momento, o aplicativo realiza uma série de ações no aparelho que, inclusive, permitem que ele possa ser controlado remotamente.

Deste modo, o invasor consegue controlar todo o aparelho, incluindo mensagens de SMS, câmera, ligações e todas as informações armazenadas no smartphone.

Os especialistas em segurança alertam que algumas versões antigas do sistema operacional Android, em especial aquelas com SDK entre 7 e 16, estão vulneráveis ao ataque, isso representa 10% dos aparelhos existentes. Fique ligado nas fraudes, acompanhe a nossa sessão de segurança digital.

Para não se tornar a próxima vítima, a dica é manter o sistema operacional sempre atualizado, não baixar aplicativos fora da loja oficial e ainda contar com um bom antivírus instalado.