A parceria entre a Microsoft e Samsung irá render novos frutos. A Microsoft revelou que irá comercializar edições especiais do Galaxy S8 e S8 Plus. Os aparelhos ficarão disponíveis apenas nas lojas físicas da companhia e contarão com todos os aplicativos de produtividade, bem como a Cortana e ainda outros softwares que dão acesso a serviços de cloud computing e ferramentas da empresa.

Nomeada de Samsung Galaxy S8 Microsoft Edition, a edição especial já pode ser encontrada em pré-venda nos Estados Unidos , sendo que deverá ser lançada também em 21 de abril, juntamente com a versão oficial do aparelho. Os aplicativos não chegam instalados de fábrica, porém, o processo será feito automaticamente na primeira vez que o smartphone for conectado a uma rede sem fio.

O Galaxy S8 já chega com o pacote Office pré-instalado, sem outras aplicações, como o OneDrive, OneNote, Skype, MSN News e Bing. A Cortana também não integra o pacote, mas pode ser instalada separadamente.

Como diferencial do modelo oficial, a versão Microsoft Edition, segundo a própria Microsoft, ganha uma tela exclusiva para aplicações de produtividade, fornecendo também acesso ao LinkedIn e Wunderlist.

Vale mencionar que a parceria entre Microsoft e Samsung não é recente. O Samsung Galaxy S6, por exemplo, foi lançado com aplicativos de produtividade da Microsoft pré-instalado.