Mais uma vez, temos um novo assistente de voz em meio à tecnologia - é ele, o Bixby, cujo lançamento aconteceu junto com o Galaxy S8 e com o comando através de um botão extra, localizado na parte esquerda do Smartphone. Esse botão possibilita que os usuários naveguem pelo modelo sofisticado que acabou de ser lançado pela marca, o Galaxy S8.

Se a Samsung conseguir colocar no assistente tudo o que desejar, o Bixby fará muito mais do que configurar compromissos no calendário ou chamar um serviço de transporte - a ideia é que Bixby atue como uma interface e para operar todos os produtos da mesma marca, ou seja, as TVs da Samsung, máquinas de lavar, controles remotos, wearables, entre outros dispositivos. A ideia é integrar todas as tecnologias da marca em um só comando para facilitar a vida das pessoas, e, claro, se sentir o mais possível próximo ao futuro.

Um dos diferenciais do Bixby, que muda completamente dos seus colegas Siri, Alexa, Cortana e Assistente do Google, é que estas plataformas de voz ajudam o usuário apenas em tarefas comuns, como pesquisas, lembretes, entre outros. Mas, Bixby promete muito mais.

A promessa do Bixby é deixar o Smartphone mais fácil de usar simplesmente pois substituirá as funções de muitos aplicativos através de comandos por voz. É claro que a Siri, da Apple, já faz algo do tipo, porém, não vai muito longe com suas configurações. A Siri é utilizada de um modo restrito por ações de diversos aplicativos.

A ideia é fazer por voz, o que as funções de diversos aplicativos da Samsung fazem ao ser acionados via toque. É muito mais do que definir um lembrete para comprar algum item em sua lista de compras, mas sim, algo muito mais elaborado, como um comando "faça esse lembrete repetir toda a semana, e então compartilhe a lista com minha esposa".

Já pensou em ter uma verdadeira integração de diversos aplicativos, somente funcionando via comando de voz? A tecnologia da Samsung consegue ir muito além no Galaxy 8, deixando tímida as novidades atuais do maior concorrente, a Apple. Mais uma vez, a Samsung aposta na tecnologia para se destacar entre os concorrentes, e consegue!

A ideia da construção do Bixby

De acordo com o Injong Rhee, diretor de tecnologia da Samsung e arquiteto por trás de Bixby, o assistente de voz é nada menos do que uma revolução de interface, fazendo com que o usuário fique livre de ficar encontrando funções escondidas e telas difíceis em aplicativos. Enquanto algumas tecnologias estão preocupadas em "responder" perguntas, a Samsung está olhando é no que o Smartphone é capaz de "fazer" pelo usuário, transformando, assim, uma nova interface para os dispositivos.

Por se alocar na nuvem, é possível utilizar Bixby através de qualquer equipamento da Samsung, pois ele funciona em qualquer lugar que possua internet e um microfone. É possível acreditar que, em um futuro bem próximo, Bixby irá se espalhar pela casa, deixando todos os equipamentos mais inteligentes.

Com Bixby, é possível utilizar até 300 ações de performance e milhares de formas diferentes de realizar performances inacreditáveis com seu Smartphone. Finalmente, um aparelho que poderá responder à pergunta "Por que devo usar um software?", é possível controlar diversos dispositivos. A ideia tentadora da Samsung é de desenvolvimento a longo prazo, e, pode acabar sendo o único assistente de voz que realmente queremos conversar.