A Samsung confirmou recentemente que o seu próximo smartphone, o Galaxy S8 virá com uma assistente virtual que irá bater de frente com as rivais que já estão disponíveis no mercado, incluindo a Siri, nativa de aparelhos da Apple, Cortana, de modelos Windows e Google Assistant, do Android Nougat.

As informações foram repassadas pela própria Samsung através de seu perfil oficial no Twitter.

A história começou entrar em cena em 6 de outubro, quando a Samsung anunciou a compra da Viv Labs, uma empresa especializada em recursos comandados por voz. Ela foi fundada por Dag Kittlaus, o mesmo desenvolvedor da Siri, que foi vendida para a Apple antes mesmo de ser incorporada ao iOS.

Em 2 de novembro, um documento vazado na Coreia do Sul mostrou o pedido da Samsung para licenciar o nome "Bixby". Na descrição do direito autoral, a companhia asiática utilizou termos ligados à realização de comandos feitos por voz dos usuários. Assim, juntando todas as informações, já ficava bem clara as intenções da Samsung.

De acordo com a publicação da marca na rede social, a versão primária da Bixby está sendo testada no Project Dream (Projeto Sonho, em tradução livre), codinome interno do Galaxy S8.

Ainda falta alguns meses para que o novo telefone seja lançado oficialmente, com isso, até lá, a expectativa é que a assistente virtual esteja pronta. A Samsung, até então, não ofereceu qualquer detalhe sobre o novo aparelho.

Acredita-se que a nova assistente da Samsung consiga ativar opções, como Wi-Fi e Bluetooth, fazer ligações, mandar mensagens, entre outras atividades. Além disso, deverá ser possível fazer perguntas diretamente à plataforma.

A Samsung revelou que desenvolvedores terceiros já estão liberados a trabalharem com a Bixby. Com isso, a tendência é que o recurso fique melhor com o tempo.