A Cortana já é uma antiga conhecida de quem utiliza os Smartphones com o sistema Windows Phone 8.1 - ela é a versão de Bill Gates para a assistente de voz que auxilia nas funções do dispositivo, na web e deixa todos os acessos mais fáceis. Mas, a grande novidade da vez é a Cortana também fazer parte do acesso do Windows 10 para PC, o que revela que a tecnologia está avançando e pode mudar totalmente a maneira como as pessoas usarão os computadores daqui para frente.

Agora, com a nova assistente virtual e um microfone, as pessoas verão os computadores como meros robôs, onde, acionados por voz, fazem tudo sozinhos - realizam busca na web, arquivos de dentro do computador, acionam assistentes, alteram configurações, abrem arquivos e aplicativos, faz os usuários rirem com as respostas engraçadas, escolhem músicas, acionam lembretes, trânsito, previsão do tempo; e ainda uma série de recursos que farão ver a Cortana como uma "pessoa" a mais em sua vida.

A inteligência artificial dos criadores tecnológicos avançou a barreira do deixar de fazer para já ter pronto. Ou seja, é só mandar que a Cortana faz - diversos outros tipos de recursos que aparecerão com o tempo, como identificar a voz do usuário, contar piadas e até responder diversas perguntas de várias formas. Isso até assusta um pouco, não é?

Quem assistiu ao filme "Her", pode entender melhor o que estamos falando.

Diferenças entre a Siri e o Google Now

Ela se torna uma verdadeira assistente pessoal - a Cortana terá acesso à toda a agenda pessoal e gerí-la conforme solicitado pelo usuário. Esse fator diferencia da Siri, do sistema iOS e do Google Now, do sistema Android.

Apesar de estar comprovado que, por enquanto, a Microsoft liberou uma versão beta para a Cortana em língua Portuguesa e a versão mais variada ainda é em Inglês, a novidade tende a chegar com tudo após as adaptações necessárias em diversas linguagens. Ela será o novo Oráculo, que fará você ser organizado.

Integração total da Cortana com o sistema Edge do Windows

Já pensou viver num mundo onde você não precisa mais digitar, nem pensar muito, ter o clima do local desejado em um segundo dos seus olhos e ainda falar com sua assistente eletrônica? É disso para mais que Microsoft Cortana promete revolucionar os usuários do Windows.

A Cortana poderá fazer cálculos matemáticos em segundos sem nem precisar digitar na busca "calculadora", como fazemos nos dias atuais. Isso é ou não é uma revolução?

Além disso, tudo indica que os usuários poderão até se esquecer do Chrome - a Cortana possui um desempenho melhor que o Chrome e o Firefox no Edge, e será muito mais fácil e rápido a utilização dele com a Cortana, por serem softwares integrados.

Novas atualizações da Cortana

Se você acha que já viu de tudo, a Cortana também foi capaz de montar uma retrospectiva do ano que passou em sua última atualização. Ou seja, ela narrou os principais fatos que aconteceram em 2016 para contar ao seu usuário, previsão do Réveillon e ainda conversou sobre a festa. Tudo isso com o objetivo de animar as festas.

Peça uma selfie, uma dica do tempo, pergunte se precisa sair com blusa ou guarda-chuvas. Aos poucos, ela vai se revelando como uma secretária que mandará até e-mails para os usuários, basta aguardar as atualizações constantes do Windows 10, as resoluções dos bugs da versão atual e as adaptações para cada país para daí sim, o sistema ficar perfeito, útil e fazer nós economizarmos algum tempo de vida com bastante entretenimento.