Sim! É golpe! O famoso mensageiro está sendo usado novamente para disseminar golpes. Parece notícia velha, mas não é, e o WhatsApp, justamente por sua grande popularidade, nunca é esquecido, sendo que os criminosos digitais não cansam de usá-lo para roubar informações e ainda aplicar possíveis golpes.

O Facebook, que é dono do WhatsApp, está sempre em busca de meios para garantir a segurança de seus usuários, mesmo assim, ainda não é suficiente. Os hackers estão sempre acompanhando os avanços neste sentido e recorrem a ataques cada vez mais sofisticados para poder atingir os seus propósitos.

A novidade da vez no Brasil, utiliza um velho conceito, a técnica de phishing. Em português o termo significa "pescaria", e este é o real objetivo dos golpistas, pescar informações relevantes a eles através de canais falsos.

Nesta semana, está circulando pelo WhatsApp e também via SMS, mensagens que aparentam ser inofensivas, porém, quando o usuário resolve clicar no link presente, ele cai no golpe. O golpe em questão reproduz mensagens do Banco do Brasil, que mostra detalhes sobre uma transação sem cartão, com link inerente à conversa.

O endereço, então, direciona o indivíduo para uma página falsa que é responsável pela coleta de dados. O site possui o design semelhante ao oficial do Banco do Brasil. O fato acaba deixando as pessoas confusas, e não as fazem desconfiar da veracidade das informações.

O golpe, conforme dissemos, é bastante velho, sendo diferente somente o meio de chegar aos usuários. Então, as dicas para não cair em tais ciladas é a mesma: Nunca clicar em links suspeitos. Em caso de dúvida, faça uma pesquisa rápida no Google. Use sempre um bom antivírus no seu aparelho. Desconfie sempre, é a melhor alternativa.