Dados de milhares de estudantes paulistas vazam na web

Secretaria da Educação do Estado de SP já retirou o material do ar. Milhares de usuários tiveram seus dados expostos na web.

Por | @oficinadanet Segurança digital

Pelo visto, ninguém está a salvo no que se refere ao vazamento de dados. Desta vez, informações de 3,8 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo surgiram na internet. Podiam ser consultados nomes completos, escolas em que estudam, números de faltas e até notas.

De acordo com o Estadão, todo o material está centrado em um sistema pedagógico da Secretaria Estadual da Educação chamado Plataforma Foco Aprendizagem. Assim, as informações podiam ser consultadas de forma livre, já que uma planilha com senhas de acesso vinha sendo compartilhada em páginas de professores e servidores da secretaria através do Facebook.

Dados de milhares de estudantes paulistas vazam na web

Leia também:

Para completar, a reportagem diz que os internautas que estavam compartilhando a planilha não tinham preocupação com o sigilo do material. Vale notar que os alunos não têm acesso ao conteúdo, já que, ele é apenas usado por professores como indicadores internos para a elaboração de atividades personalizadas.

A Secretaria da Educação, ao ser comunicada sobre o episódio, retirou a página do ar. O material ficou rodando, ao menos, por quatro dias.

Mais sobre: vazamento dados segurança
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo