Vikings é uma das séries mais famosas da atualidades, seja na Tv fechada ou na Netflix. Inclusive, o post de atualizações que anunciou a entrada da 4ª temporada no serviço de streaming teve uma repercussão acima da média, tamanha a popularidade de Lagertha e amiguinhos.

Muitos que assistem a série, além dos motivos de dramaturgia e dramatização, o fazem por conta dos aspectos históricos e mitológicos presentes em cada episódio. Afinal, tem jeito mais legal de aprender história do que assistindo Vikings?

Mas nem todas os fatos e episódios estão escancarados, sendo alguns deles meio que "easter eggs" ou então estão ali, implícitos. Se você pegar a sacada, ok, se não pegar, eles não vão te contar. Por exemplo, você sabia que Vikings, mesmo sendo uma série ambientada no século IX, tem uma forte ligação com a tecnologia bluetooth do meu e do seu celular?

A "culpa" disso é um personagem que, muito provavelmente, vá surgir na série em breve: Harald Bluetooth (calma Léo, esse texto é Spoilers free).

Como você deve saber já que assiste a série, o território dos Vikings, a Escandinávia, era ocupada por 2 reinos, basicamente: Dinamarca e Noruega, e diversas tribos mais ou menos independentes. E desde a primeira temporada que eles já vem se enfrentando por dominação, correto?

Pois bem, sem dar spoilers (já que isso está em QUALQUER LIVRO DE HISTÓRIA), em poucas décadas - a partir da época da atual 4ª temporada - surgirá um rei que unificará os reinos e trará paz para a Escandinávia: Harald "Blåtand" Gormsson, ou, como ele é conhecido hoje em dia, Harald Bluetooth (não confundir com o rei Harald Fairhair que já é personagem da série e foi o 1º rei da Noruega).

Harald, à direita, sendo batizado como cristão

Além de unificar os povos, o reinado de Harald ficaria famoso por outras questões, como a conversão dos povos Vikings ao cristianismo, a reconstrução das pedras rúnicas, o período de paz e numerosas obras públicas como os fortes que tinham como objetivo fortalecer o reino e seu próprio reinado, além de dar poderio militar e financeiro.

Por sua simbologia e importância história Esse rei acabou tornando-se um marco na história dos países a ponto de ser reconhecido como um personagem mítico, conhecido por todos como uma quase divindade. Algo como um.... (não encontrei um exemplo brasileiro) Dom Sebastião, caso você esteja lendo esse texto em Portugal.

Contudo, ainda hoje a origem de seu estranho apelido é incerta.

  • Segundo algumas teorias seria devido a um dente "ruim" que ele possuía e que tinha a cor azulada (bluetooth significa "dente azul");
  • Segundo outras seria por causa da palavra inglesa para descrever os lordes vikings da época: Thegn, que mais tarde virou Tan, e, talvez, tenha virado Tooth ou algo parecido. Já o blue venha da falta de palavras específicas naquele tempo, já que blue e dark eram a mesma coisa. Assim caso alguém quisesse chama-lo de Dark Tan (obscuro Lorde Viking), o chamaria de Blue Tan;
  • Uma terceira teoria ainda dá conta de que ele sempre se vestia de azul, já que esta era a cor mais cara para ser produzida (notou alguma semelhança com os dizeres "sangue azul" para descrever um nobre?). Porém, essa é a mais desacreditada, já que a cor azul era comum aos povos do norte que usavam uma planta comum na região para o feitio da cor.

Sendo quem ele foi e representando o que ele representa, Harald Bluetooth está presente em diversos pontos da cultura dos países nórdicos e recebe diversas homenagens constantemente. Uma delas você tem em mãos diariamente: O Bluetooth do celular.

Criado pela empresa sueca Ericsson em 1994, a tecnologia, como você já sabe é o padrão de comunicação responsável por unir os aparelhos de diferentes marcas sem a necessidade de cabos ou qualquer outro tipo de parafernália. O que parece simples hoje em dia era bastante complicado no início dos anos 90 e foi buscado por anos por empresas como Intel, Nokia, IBM e a própria Ericsson que não conseguiam encontrar um padrão que pudesse unir todas as marcas e protocolos.

Então, após anos de luta (um outro tipo de luta) a tecnologia criada pela Ericsson acabou com os problemas de incompatibilidade e as complicações de conexão entre dispositivos, assim como Harald fez há mais de mil anos quando uniu os povos e acabou com as constantes guerras escandinavas (por pouquinho tempo, é verdade, mas fazer o quê se eles eram vikings?).

Até mesmo o logo do nosso Bluetooth é uma homenagem direta a Harold, já que é uma junção das runas nórdicas iniciais do nome do rei: Hagall (runa para o "H") e Berkanan (Runa para o "B").

Harald subiu ao trono da Dinamarca como herdeiro do trono em 958 e anexou pacificamente a Noruega em 970. A unificação durou pouco tempo, já que cerca de 5 anos depois os povos germânicos invadiriam a Noruega e ela deixaria de ser um local de total domínio.

Os germânicos só seriam expulsos em 983 e assim continuariam as coisas até, aproximadamente, 986, quando ele foi morto por seu filho Sweyn Forkbeard (na tradução: Barba de Garfo) que aumentaria os domínios da família, anexando pedaços da atual Inglaterra.

Extensão máxima dos domínios de Harald. Em vermelho seu reino e amarelo os vassalos e aliados.

Por sorte o bluetooth dos nossos tempos não foi deposto após 16 anos, e, sempre que uma mudança acontece, é para melhorar o padrão de conexão sem fio. Atualmente estamos na versão 5.0, que permite uma velocidade máxima de 50 Mb/s a uma distância de até 240 metros.