Fim da deep web. Será?

Deep web pode estar próxima de acabar. Levantamento mostra queda brusca de sites no local.

Por | @RafaelaPozzebon Internet

A deep web é um espaço obscuro da internet, destinado ao compartilhamento de informações que não poderiam circular na internet convencional, já que logo seriam banidas. Porém, um estudo indica que a deep web está diminuindo.

Conforme um novo levantamento, sites que dependem da rede Tor para se sustentar tem saído do ar em um ritmo bastante acelerado. De 30 mil páginas conhecidas dentro da rede anônima, cerca de 4.400 ainda se mantém em operação.

O estudo foi realizado pela Onionscan, que é responsável pelo monitoramento da rede Tor, e concluiu que cerca de 15% dos sites conhecidos ainda seguem funcionando.

Fim da deep web. Será?

Leia também:

A rede Tor é um navegador usado para navegar pela rede de mesmo nome através de um processo chamado “onion routing”, que pode camuflar a origem do tráfego e assim, fazendo com que o usuário por trás do acesso seja dificilmente encontrado. A intenção é proteger a identidade das pessoas, porém, vale notar que a navegação ocorre, no geral, em circunstâncias duvidosas, já que é possível adquirir drogas, bem como a contratação de criminosos e ainda a exibição de pornografia infantil.

O Tor não é tão popular, e a queda de sites da rede anônima pode estar ligada à falta de interesse público e ainda a dificuldade de manter um site do tipo.

“As habilidades necessárias para operar um serviço oculto do Tor fazem a terceirização da função ser uma ideia tentadora. No entanto, como visto com o Freedom Hosting e outros vazamentos, o relacionamento cria riscos adicionais de segurança, que podem comprometer a anonimidade ou a privacidade”, diz o relatório. 

Mais sobre: deepweb, internet, tor
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.