Os usuários do Zenfone 3 podem começar a comemorar, a ASUS iniciou a distribuição do Android Nougat para a linha Zenfone 3. O Nougat chegou oficialmente para os modelos ZE520KL e ZE552KL, os Zenfone 3 5.2" e 5.5". Usuários dos Zenfone 3 Max terão que esperar um pouco mais.

A mais recente versão do Android foi lançada oficialmente em junho pelo Google. Na ocasião ainda não fora divulgado um nome para completar o "N" da edição 2016 do sistema operacional móvel. Dias mais tarde ela veio contrariando a expectativa comum de que o SO receberia o nome de "Nutella".

Dentre as melhorias, podemos destacar:

  • Janelas múltiplas: É uma maravilha poder ter dois aplicativos abertos ao mesmo tempo, na mesma tela. Basta clicar no botão de multitarefa, selecionar a tela que deseja, e manter o dedo pressionado para arrastar a janela.
  • Performance: Como sempre uma nova versão de Android promete melhorias no quesito desempenho. Com o Android Nougat não é diferente. O sistema incluiu compatibilidade para o modo de desempenho sustentado, que dá dicas aos desenvolvedores para otimizar seus aplicativos a fim de aumentar o nível de desempenho de longa duração.
  • Consumo de bateria: O Android Mashmallow 6.0 implantou, na época, o modo soneca, que se chama Doze. Este modo de economia de energia vai - no Android Nougat - fazer seu smartphone aplicar uma série de restrições de processamento, rede e aplicativos enquanto o display não está ativo, reduzindo bem o consumo de energia e aumentando a vida útil da bateria.
  • Sistema de notificações: As notificações agora estarão unificadas. Basta apertar para ver todas.
  • Novos emojis: O Android Nougat traz uma lista de novos emojis.

Você pode ver no artigo acima relacionado mais sobre as atualizações do Android Nougat.

Como atualizar o Zenfone 3 para o Android Nougat?

O update tem em torno de 1294 MB, para fazer a atualização, basta ir em Configurar > Atualização do Sistema e apertar o botão Verificar Atualização. Aconselhamos que esteja com o carregador conectado, e tenha uma internet via Wi-fi para agilizar o processo. É necessário ter pelo menos 20% de bateria para fazer a atualização, caso não tenha o carregador por perto.

IMPORTANTE: Antes de qualquer atualização de sistema, lembre-se de fazer backup dos seus arquivos (músicas, fotos e vídeos), para depois não reclamar de uma possível perda de dados ;)

UPDATE: Entramos em contato com o pessoal da ASUS, eles pediram para reportarem BUG, desta forma eles conseguem agilizar isto. Mesmo assim, já abriram chamado para analisarem o caso de consumo de bateria, aqui descrito. Use o SAC da marca para reportar.

E aí, gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Veja um comparativo entre as versões do Zenfone 3.