Durante a Mobile World Congress 2017, a Lenovo, dona da Motorola, apresentou os seus mais novos produtos. Assim, a empresa lançou o Moto G5, a quinta geração do seu mais popular smartphone intermediário.

O Moto G surge em duas versões: O Moto G5 e Moto G5 Plus. O primeiro apresenta tela de 5 polegadas Full HD e processador Snapdragon 430, já o segundo modelo possui tela de 5,5 polegadas e processador Snapdragon 625. Ambos possuem o corpo em alumínio com poucas diferenças visuais, além do tamanho.

A câmera principal do Moto G5 é de 13 MP e abertura f/2.0. Já o Moto G5 Plus chega com câmera principal de 12 MP e abertura de f/1.7. As câmeras frontais dos dois aparelhos é de 5 MP.

A Lenovo disse ainda que o Moto G5 virá com 16 Gb ou 32 Gb de armazenamento, variando de acordo com o país em que será comercializado. O Moto G5 Plus, no entanto, terá versões em 32 GB ou 64 GB. Quanto a RAM, ela poderá variar entre 2 GB e 4 GB, dependendo do mercado.

A bateria das duas versões é removível. No Moto G5, a bateria é de 2.800 mAh, já a do G5 Plus chega com bateria de 3.000 mAh. O Android é praticamente puro, com poucas modificações na interface ou mesmo aplicativos pré-instalados. O aparelho já sai de fábrica com a versão 7.0 Nougat.

O Moto G5 e G5 Plus chega também com leitor de impressões digitais. O sensor chega arredondado e conta com funções extras, além de desbloquear o celular: também é possível usar gestos como botões de navegação, substituindo os que ficam fixos na tela.

Os aparelhos começam a ser vendidos em março, incluindo no Brasil. O valor para cá ainda não foi especificado. O Moto G5 mais básico, com 2 GB de RAM custa no mercado europeu 199 euros (cerca de R$ 656). Já o Moto G5 Plus com 3 GB de RAM custa 279 euros (equivalente a R$ 920).