Moradores de uma pequena cidade do Piauí ficaram assustados com a queda de um objeto misterioso. Vários rumores surgiram sobre o assunto, inclusive que, poderia ser um OVNI.

No entanto, nada de tão assombroso estava rondando a região. Na última sexta-feira (17), os moradores da comunidade Santana, zona rural do município de Buri dos Montes, a 250 quilômetros de Teresina, presenciaram um fato bastante inusitado: um objeto voador pousando de forma lenta durante a madrugada.

Quem acompanhou a cena ficou bastante assustado, já que durante a noite fica difícil identificar o que realmente era. O que ninguém sabia é que era um balão do Project Loon, uma iniciativa da X Company, antigo meio de pesquisa do Google, que tem como objetivo levar internet para regiões mais afastadas.

O balão possui cerca de 15 metros de diâmetro e estava sendo mantido a uma altitude de até 20 quilômetros do solo com o auxílio de câmaras seladas com hélio e ainda carregava uma série de componentes dentro.

De acordo com o portal Cidade Verde, a iniciativa fez a estreia da edição verde e amarela do Loon no Piauí, lançando o primeiro balão no Clube de Aeromodelismo de Teresina, em 2014.

O Google, por sua vez, deixou um comunicado sobre o fato:

"Posso confirmar que se trata de um balão do Projeto Loon. Nosso objetivo com o Projeto Loon é transmitir acesso à Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas do mundo. Após um vôo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota do Estado do Piauí, onde já pousamos balões com segurança antes. É também perto de onde nós fizemos um piloto do Loon com uma escola em 2014. Uma equipe treinada está a caminho para recuperar o balão para que nossos coordenadores possam aprender mais sobre seu vôo. Agradecemos a hospitalidade da comunidade local, e desculpas pela surpresa!"