Golpe usa FGTS inativo para enganar usuários

Fique atento! A mensagem surge com o título “Cronograma para saque do FGTS disponível”, e consta informações de como o usuário deve proceder para sacar o valor.

Por | @oficinadanet Segurança digital

Nesta terça-feira (14), o governo brasileiro divulgou o calendário oficial de saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por conta disso é bom ficar atento aos e-mails recebidos. Um golpe que circula desde o início do ano poderá fazer ainda mais vítimas.

Um e-mail falso é enviado aos usuários, que promete entregar o cronograma do saque em um arquivo malicioso anexado. O golpe usa o método de hacking que é capaz de roubar os dados sensíveis do destinatário.

"Os cibercriminosos aproveitam temas de grande interesse do público para aplicar golpes que atuam de maneira massiva, uma vez que os usuários, na ânsia de obter informações sobre o tema, não verificam o remetente, links e arquivos para downloads contidos na mensagem", explica Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

Golpe usa FGTS inativo para enganar usuários

Leia também:

A mensagem surge com o título “Cronograma para saque do FGTS disponível”, e consta informações de como o usuário deve proceder para sacar o valor. No entanto, o e-mail traz um anexo malicioso que, após ser aberto, inicia uma série de downloads e ainda executa um código tipo Banker, que cria telas falsas quando o usuário acessa a sua conta bancária, por isso, consegue roubar os dados.

Não seja você a próxima vítima

Para não cair nesse tipo de golpe as medidas são sempre as mesmas: verifique a autenticidade do e-mail, caso ela tenha sido enviada como cópia oculta, é bem provável que queira atingir um número grande de pessoas.

Os anexos são sempre perigosos, por isso, nunca abra arquivos de origem desconhecida.

O calendário oficial, que foi anunciado pelo presidente da República, Michel Temer, começa a liberar os saques em 10 de março. Mais de 30 milhões de brasileiros terão direito ao benefício.

Confira o cronograma oficial:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: sacam a partir de 10 de março
  • Nascidos em março, abril e maio: sacam a partir de 10 de abril
  • Nascidos em junho, julho e agosto: sacam a partir de 12 de maio
  • Nascidos em setembro, outubro e novembro: sacam a partir de 16 de junho
  • Nascidos em dezembro: sacam a partir de 14 de julho

Todos trabalhadores aptos, podem sacar valores até o dia 31 de julho.

Mais sobre: email golpe internet
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo