O Whatsapp começou a liberar o recurso de autenticação em duas etapas para todos os usuários. Inicialmente, ele só estava disponível para quem utilizava a versão beta do aplicativo para Android.

Para fazer a ativação é bastante simples, basta acessar o menu "Conta" dentro das Configurações do aplicativo e procurar pela opção "Verificação em duas etapas". Após ser acionado, o recurso irá permitir que o usuário associe o seu perfil a uma senha de seis dígitos que será solicitada sempre que houver tentativa de verificação de conta.

Assim, caso o smartphone seja perdido ou mesmo roubado, quem estiver com ele não conseguirá acessar o Whatsapp, ao menos que tiver a senha correta. Até então, para acessar o mensageiro era necessário apenas indicar o número do telefone, e a empresa enviaria um SMS para validar o acesso. Com isso, o verdadeiro dono ficava sem acesso a sua conta.

O usuário também terá a opção de incluir um endereço de e-mail, algo que o Whatsapp sempre insistiu. O e-mail irá servir para desativar a verificação em duas etapas caso o usuário esqueça da sua senha. Se tiver esquecimento da senha e a conta não estiver associada a nenhum e-mail, será impossível reaver o controle do conteúdo passado.

"Caso você tenha esquecido o seu código de acesso e não providenciou um endereço de e-mail para desativar a verificação em duas etapas, mesmo que seja você solicitando, você não conseguirá reverificar o seu número de telefone com o WhatsApp dentro de um período de 7 dias contados a partir da data em que utilizou o WhatsApp pela última vez", disse a empresa.

"Após este período de 7 dias ter passado, você poderá fazer a verificação no WhatsApp com seu número de telefone novamente sem o código de acesso, mas você perderá todas as mensagens pendentes ao reverificar, pois as mesmas (sic) serão apagadas", completou.