As baterias costumam ser os itens "problemáticos" dos equipamentos eletrônicos. Em alguns casos, dependendo do defeito, podem causar até uma explosão. Recentemente, a HP anunciou o recall de mais de mil baterias de lítio usadas em seus notebooks com suspeita de superaquecimento.

Entre os dispositivos incluídos na lista da HP estão os laptops HP, Compaq, ProBook, ENVy, Compaq Presario e Pavillon, que foram adquiridos entre março de 2013 a outubro de 2016, bem como as baterias que foram adquiridas de forma separada.


Atenção consumidores da HP: A bateria do seu laptop pode sofrer superaquecimento.

A empresa salienta que as baterias que precisam de substituição são do modelo R1865OA, "cujo código CT é iniciado pelos caracteres 6CGFQ, 6DEMA, 6CGFK, 6EBVA, 6CZMB, 6DEMH, 6BZLU e 6DGAL".

O plano de recall atual é uma expansão de outro que já foi realizado em junho de 2016. Na ocasião, 41 mil baterias foram recolhidas nos Estados Unidos.

No site brasileiro da HP, a companhia diz que a expansão do programa de substituição também é válida para os consumidores no Brasil.

De acordo com a Consumer Product Safety Commission, as baterias que foram afetadas devem ser removidas imediatamente dos aparelhos, para evitar o risco de qualquer explosão. A HP explica que menos de 1% dos laptops que foram comercializados no período mencionado foram afetados com o problema.

Caso você tenha um laptop da HP e deseja conferir mais detalhes sobre o recall, basta entrar no site oficial disponibilizado pela HP. No site oficial da empresa há instruções de como proceder em caso de troca.