Uma das grandes empresas que estão investindo pesado no novo sistema de transporte, a Hyperloop Transportation Technologies, anunciou hoje que acabou de assinar um acordo com a cidade francesa de Toulouse, a capital europeia de engenharia espacial e aeronáutica, para a instalação de uma fábrica e centro de pesquisa na regão.

E como de praxe em negócios de grande potencial econômico e tecnológico, a empresa não precisou gastar 1 centavo com as instalações, já que a cidade fez questão de receber o parque tecnológico em sua área, cedendo uma enorme área de mais de 3 quilômetros quadrados para que a companhia se instalasse e conduzisse seus testes e experimentos.

Rolou até um videozinho:

Estes acordos beneficiam os dois lados: tanto a empresa que está tentando criar o novo sistema de transporte, como a cidade que busca atrair inovação, empregos qualificados e, claro, ser uma das possíveis estações de uma rota do novo veículo, mirando em um novo e endinheirado público turista.

Estes acordos estão se mostrando um dos passos mais importantes neste momento inicial do hiperloop em que há muito investimento em pesquisa e zero retorno financeiro real - principalmente para a HTT que não dispõe do mesmo orçamento que a Hyperloop One de Elon Musk. Enquanto primeira empresa foca seus acordos com prefeitos, governadores e presidentes da Europa, a outra dirige seus esforços em locais dos Estados Unidos, Ásia e Emirados Árabes Unidos.

Ainda estamos no início de uma corrida pelo hiperloop, mas estes acordos são, desde já, muitíssimo importantes para decidir aquele que, em breve, poderá ter o domínio de um novo e rico mercado para explorar.