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Empresas que não conseguem se inovar

Inovar gera possibilidades diversas de se manter ativo no mercado, mas nem sempre será efetivo na primeira estratégia e com a mesma equipe.

Por | @oficinadanet Empreendedorismo Pular para comentários

Anos 2000, despertar de uma geração para o uso da internet, discada em geral, e de grandes portais de internet com conteúdos atrativos ao público que ainda estavam vislumbrando o mundo virtual. Muitos projetos e estruturas criados naquele tempo fizeram sucesso e hoje, os que sobreviveram, parece que não fazem muita diferença em sua forma e conteúdo para os tempos atuais... pararam no tempo, como muitas construções antigas, algumas belas e imponentes, porém abandonadas, deteriorando-se.

Alguns empreendimentos existentes e que aparentam não ter relevância para os públicos estimados: Limao.com.br, Bol.com.br, Achei.com.br, Aonde.com. Por ordem de relevância, os dois primeiros possuem ainda infraestrutura operacional na qual podem ser reestruturados com profissionais atuais e de áreas diversas, jornalistas independentes, arte e design contemporâneo, possibilitando criar novos produtos e serviços, agregadores de valores. Os dois últimos, já tiveram sua relevância, mas permaneceram sem qualquer característica inovadora.  Com a revolução dos “nerds”, surgimento de superblogs de conteúdos interessantíssimos, empresas/consultorias de inovação e estratégias, jornalismo independente, o que faltou para que tais empresas ou serviços se reinventassem?

Empresas que não conseguem se inovar

Canais de televisão abertas, com equipes de grandes visionários, se perderem em estratégias de atrair novos públicos, desde o telejornalismo aos programas de auditório, programações sem vida e sem cor, principalmente aos finais de semana. Não perceberam que os telespectadores estão cansados do mesmo e estão dispostos a ter conteúdos de qualidade, como nas programações de telejornalismo, novelas e séries contidos nos planos de TV por assinatura. As equipes operacionais de canais abertos de televisão demonstram ao público que fazem o mesmo “bolo” de anos anteriores e perdem destaque perante a concorrência, pela tardia inovação ou por algum erro de estratégia. O aumento de audiência de alguns canais do Youtube, blogs ou outras mídias disponíveis apenas na internet referenciam a inovação pelo conteúdo que estes canais ou blogs produzem, em geral baseado na opinião de seus espectadores, reproduzidos da forma mais fiel possível, fidelização.

Sobre as grandes empresas, temos o Google, possuidor de serviços excelentes como o blogger, mas que não reformularam a plataforma com o objetivo de atrair novos usuários, com acesso pago, tal como funciona na plataforma opensource Wordpress, permitindo uma diversidade de opções ao se criar um blog com qualidade profissional. E o que dizer da aquisição da Motorola Mobility, Meebo, Picasa? E outros sistemas próprios que as pessoas nem lembram, como Gtalk/Hangout? Qual é a estratégia inovadora para que os usuários usem esses serviços continuamente? Alguns gigantes da internet perdem o foco com produtos e equipes promissoras, afinal, devem se espelhar em formulas de gurus ou pessoas superdotados como os integrantes de equipes, esquecendo-se de olhar para o “chão de fábrica”, percepção que Henry Ford não havia se esquecido em sua época, nem mesmo Lee Iacocca, Akio Morita. 

Empresas estão se perdendo no caminho da inovação, e alguns dos modelos citados parecem que apenas copiam aquilo que funciona em algum lugar do planeta e colocam rótulos como NOVO ou INÉDITO, outros desacreditam das probabilidades de êxito e não avançam com novos produtos inovadores e novas frentes de captação de clientes. Não é suficiente uma equipe de superdotados, formada por diretores, gerentes e coordenadores que, muitas das vezes, são míopes e sem estratégias, felizes com seus salários e estabilidade, mas no dia a dia vivem perturbando a todos quanto a corte de custos, utilizando-se de jargões “mais com menos”, frases motivacionais que nem serventia tem para si mesmos, orgulham-se de ter os melhores cabeças na equipe mas não consegue inovar a si mesmos, nem permitir o crescimento dos demais, exceto sob ameaça de demissão. Por razões que precisam de análise e introspecção, existem erros nas empresas que possuem infraestrutura, mas não conseguem se inovarem.

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