O sistema operacional da Apple, o iOS, é conhecido pelo seu alto grau de segurança. Mesmo assim, ele não é intocável. Prova disso é que o desenvolvedor de software Vincedes3 revelou uma brecha no sistema da Apple que está presente em todas as versões mais recentes. Através do problema é possível inutilizar o aplicativo de Mensagens do iPhone e do iPad com apenas uma mensagem.

A falha em questão envolve um vCard, um cartão virtual de contatos que transferível. Assim, ao enviar o arquivo específico através do aplicativo, ele acaba travando e não abre mais. Isso ocorre porque o cartão possui, no geral, 300 linhas de código, porém, o desenvolvedor criou um com 14.281, o que confundiu o aplicativo.


Falha pode ser corrigida. Apple ainda não liberou a atualização.

O travamento é recorrente, e a maioria das pessoas, inclusive, não saberá corrigir o problema. O aplicativo irá sempre abrir a mensagem mais recente, o que cria um ciclo, sendo que toda vez que o aplicativo é aberto, ele trava e fecha sozinho.

O desenvolvedor também criou a solução para a questão. Através deste link por meio do Safari, é possível solucionar o problema. O local permite abrir uma nova janela para enviar uma mensagem. Assim, ao cancelar ela, é possível acessar novamente o aplicativo, permitindo apagar o envio infectado.

Outra opção é enviar uma mensagem para si próprio e abri-la através da assistente Siri. A alternativa irá permitir driblar o arquivo e acessar a interface do aplicativo para remover a conversa com defeito.

Mesmo com soluções simples para sanar o problema, algumas pessoas poderão não saber resolver. Assim, a Apple deverá ter que liberar uma atualização para acabar com a falha.