O superaquecimento do processador ou de outro componente de hardware pode trazer sérias consequências para o computador. Lentidão, travamento da máquina e perda de dados são alguns sintomas que o PC apresenta quando está sofrendo com o calor excessivo.

Para evitar perder o computador ou ter que gastar horrores em manutenção, é possível monitorar a temperatura do PC para saber se ele apresenta sinais de calor excessivo. Existem no mercado diversos programas com esta finalidade. Veja abaixo cinco softwares gratuitos para monitorar a temperatura do computador.

Veja também:

HWMonitor

O HWMonitor está disponível de forma gratuita nas versões portátil e instalável. O programa monitora o hardware do computador e exibe informações sobre os componentes de hardware do PC, como temperatura do processador, da placa de vídeo, disco rígido e placa mãe.

Core Temp

O Core Temp, além de ser gratuito, foi desenvolvido especificamente para monitorar a temperatura do processador do PC. Este programa fornece a temperatura mínima, máxima e atual de cada núcleo do componente, além de proteger o computador do superaquecimento, pois ao identificar o calor excessivo, ele desliga a máquina automaticamente.

HWInfo

O HWInfo fornece valores atuais da temperatura do processador, placa mãe, disco rígido e placa de vídeo, além de informar sobre a temperatura mínima e máxima, voltagem dos componentes e uso da memória do PC.

Open Hardware Monitor

Com este programa gratuito você tem informações em tempo real da temperatura de componentes de hardware, como processador, placa de vídeo, disco rígido, placa mãe, voltagens e velocidade dos coolers.

RealTemp

O RealTemp é um programa portátil. Ele monitora a temperatura do processador em tempo real. Além de exibir a temperatura atual, também informa a mínima e máxima atingidas pelo componente. O programa ainda confere se os sensores de temperatura estão funcionando corretamente.

Estes são cinco softwares indicados para controlar a temperatura do seu computador. Tem algum outro programa que você acredita que deveria estar nesta lista? Conte para gente nos comentários!