A Apple, pela primeira vez, admitiu que possui planos para desenvolver carros autônomos. Através de uma carta enviada à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade responsável pela regulamentação das rodovias dos Estados Unidos, a Maçã revela as suas intenções de atuar no setor de desenvolvendo uma tecnologia relacionada à criação de carros que dirigem sozinhos.

A companhia ainda destaca os "significativos benefícios sociais dos veículos automatizados" e que eles podem salvar muitas vidas ao prevenir milhões de colisões e milhares de mortes todos os anos.

A empresa mostrou ainda preocupação com as dificuldades que poderá enfrentar para manter seus projetos em segredo. A Apple ainda pede que a entidade promova uma "competição leal" entre os recém-chegados à indústria automobilística e os fabricantes tradicionais. Sendo assim, ela sugere que todas as empresas interessadas em fabricar veículos autônomos compartilhem dados entre si para que possam desenvolver sistemas mais eficientes e seguros.

"Nós estamos encaminhando nossos comentários à NHTSA porque a Apple está investindo pesadamente em aprendizado mecânico e sistemas autônomos", disse Steve Kenner, diretor de integridade de produtos da Apple e autor da carta. "Queremos trabalhar com a NHTSA para ajudar a definir as melhores práticas para o setor".

"Veículos autônomos têm o potencial de melhorar significativamente a experiência humana — para prevenir milhões de acidentes e milhares de fatalidades a cada ano e prover mobilidade àqueles que não a têm", escreveu o executivo. "É vital que aqueles desenvolvendo e entregando veículos autônomos sigam princípios de segurança rigorosos quanto a design e produção. Tais princípios não devem, entretanto, inibir as companhias de fazer progresso (...); não há necessidade de comprometer segurança ou inovação."

A carta não menciona explicitamente um carro autônomo, porém, o documento parece suficiente para confirmar que o Project Titan é mesmo real.