Um recente ataque hacker fez com que as viagens de trem saíssem de graça em San Francisco. O sistema de transporte público Muni (Municipal Railway), de San Francisco, nos Estados Unidos, acabou sendo alvo de um ataque de ransomware durante o final de semana, disseram os jornais locais.


Responsável pelo ataque a estação de trem pedia valor de 73 mil dólares para reestabelecer dados.

De acordo com o Examiner, o ataque teve início na sexta-feira (25), com a mensagem "You Hacked, ALL Data Encrypted" sendo exibida em várias telas de computador de estações do Muni na cidade da Califórnia. De acordo ainda com a mensagem, o usuário "cryptom27" devera ser contato para desbloquear os dados.

As máquinas de pagamento nas estações do Muni mostravam ainda uma mensagem dizendo que estavam "Fora de Serviço". Conforme a publicação, por não poderem cobrar os passageiros, o sistema estava permitindo viagens gratuitas.

Especialistas acreditam que o ransomware é uma variante do HDDCryptor, que usa ferramentas comerciais para criptografar HDs e ainda fatias de rede. As informações são do blog especializado em segurança Salted Hash, da CSO dos Estados Unidos.

No domingo, o Examiner disse que os sistemas de computação do sistema de transportes foram restaurados após o ataque. De acordo ainda com a publicação, o responsável pelo ataque estaria pedindo 73 mil dólares da prefeitura para restaurar o sistema.

Ainda não se sabe se o valor solicitado acabou sendo pago ou não.