Ataque hacker faz com que viagens de trem saiam de graça em San Francisco

De acordo com o Examiner, o ataque teve início na sexta-feira (25), com a mensagem “You Hacked, ALL Data Encrypted” sendo exibida em várias telas de computador.

Por Segurança digital Pular para comentários
Ataque hacker faz com que viagens de trem saiam de graça em San Francisco

Um recente ataque hacker fez com que as viagens de trem saíssem de graça em San Francisco. O sistema de transporte público Muni (Municipal Railway), de San Francisco, nos Estados Unidos, acabou sendo alvo de um ataque de ransomware durante o final de semana, disseram os jornais locais.

Responsável pelo ataque a estação de trem pedia valor de para reestabelecer dados.
Responsável pelo ataque a estação de trem pedia valor de 73 mil dólares para reestabelecer dados.

De acordo com o Examiner, o ataque teve início na sexta-feira (25), com a mensagem "You Hacked, ALL Data Encrypted" sendo exibida em várias telas de computador de estações do Muni na cidade da Califórnia. De acordo ainda com a mensagem, o usuário "cryptom27" devera ser contato para desbloquear os dados.

As máquinas de pagamento nas estações do Muni mostravam ainda uma mensagem dizendo que estavam "Fora de Serviço". Conforme a publicação, por não poderem cobrar os passageiros, o sistema estava permitindo viagens gratuitas.

Especialistas acreditam que o ransomware é uma variante do HDDCryptor, que usa ferramentas comerciais para criptografar HDs e ainda fatias de rede. As informações são do blog especializado em segurança Salted Hash, da CSO dos Estados Unidos.

No domingo, o Examiner disse que os sistemas de computação do sistema de transportes foram restaurados após o ataque. De acordo ainda com a publicação, o responsável pelo ataque estaria pedindo 73 mil dólares da prefeitura para restaurar o sistema.

Ainda não se sabe se o valor solicitado acabou sendo pago ou não.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Segurança digital