No ultimo final de semana, usuários da Apple foram os novos alvos de hackers. Esta foi a primeira vez que criminosos enviaram um tipo de software conhecido como ransomware para computadores Mac, avaliaram os pesquisadores da Palo Alto Networks.

O ransomware cresceu muito nos últimos tempos. O golpe se dá através da criptografia de arquivos nos computadores infectados e após, um pedido de resgate através de moedas digitais, que são difíceis de serem detectadas.


Pela primeira vez, usuários do Mac são vítimas do golpe ransomware.

Especialistas em segurança estimam que essa modalidade de crime consegue arrecadar milhões de dólares todos os anos. Os principais alvos são os usuários do sistema operacional Windows, da Microsoft.

Ryan Olson, diretor de inteligência de ameaças virtuais de Palo Alto, disse que o malware chamado KeRanger surgiu na última sexta-feira, e este foi o primeiro ransomware ativo que atacou computadores Mac.

"É o primeiro que é definitivamente efetivo, criptografa os arquivos e pede uma quantia para resgate", disse Olson.

"O Transmission é um projeto open source. É possível que o site oficial tenha sido comprometido e que os arquivos tenham sido substituídos por versões maliciosas, mas não conseguimos confirmar a forma como esta infeção ocorreu", diz o especialista.

A Apple, segundo um representante da companhia, já tomou iniciativas sobre o problema.

O malware é programa próprio para criptografar os arquivos em um computador que havia sido infectado três dias antes, disse Olson.

Assim sendo, as primeiras vítimas terão os seus arquivos criptografados nesta segunda-feira, já que o efeito do malware acontece após três dias, completou o especialista.