Estudo diz que Google da prioridade para páginas de esquerda

Os 40 primeiros resultados de busca de cada termos foram repassados aos quatro especialistas, que tiveram que classificar os links em uma escala de um a cinco, sendo um de esquerda e cinco de direita.

Por Internet Pular para comentários
Estudo diz que Google da prioridade para páginas de esquerda

De acordo com um estudo conduzido pela CanIRank, empresa que ajuda sites a conseguirem boas performances juntamente com o buscador do Google, disse que a ferramenta prioriza os resultados mais liberais. O estudo diz que 50% das pesquisas por termos políticos resultaram com páginas melhor identificadas com a esquerda.

Estudo diz que Google da prioridade para páginas de esquerda

Para a conclusão, a CanIRank solicitou ajuda de quatro especialistas em política e buscas online (dois liberais e dois conservadores). No mês passado, a empresa realizou pesquisas por 50 termos, como "ISIS", "aborto", "donald trump lies" (mentiras de Donald Trump) e "hillary clinton illness" (doença de Hillary Clinton).

Os 40 primeiros resultados de busca de cada termos foram repassados aos quatro especialistas, que tiveram que classificar os links em uma escala de um a cinco, sendo um de esquerda e cinco de direita.

Cada um dos avaliadores, segundo a CanIRank, usou seus próprios critérios, mesmo assim, eles concordaram em quase 90% dos links. Deste modo se descobriu que, das cerca de 2 mil páginas observadas, 31% delas eram liberais, 22% eram consideradas conservadoras, e 47%, neutras.

O Wall Street Journal procurou o Google, que negou qualquer influência política no buscador. "Desde o começo, nossa atuação nas buscas tem sido providenciar as respostas e resultados mais relevantes aos nossos usuários, e nós enfraqueceríamos a confiança das pessoas nos nossos resultados, e na nossa companhia, se mudássemos o curso [das coisas]", disse um porta-voz da companhia.

De acordo com acadêmicos que estudam o comportamento do Google nos resultados de buscas, que foram consultados pelo jornal, disseram que dificilmente o Google iria tentar direcionar as buscas. O resultado, acreditam os estudiosos, é referente ao cenário atual.

"O Google é basicamente um motor de popularidade no sentido de que, quanto mais links você tem, mais alta é a sua classificação", explicou ao WSJ Nick Diakopoulos, que é professor de jornalismo na Universidade de Maryland e estuda algoritmos. "Se você tiver um grupo maior na esquerda e mais ligações entre essas páginas, é uma forma de reforço."

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.