Uma companhia de segurança americana revelou que smartphones de fabricação chinesa, bastante populares nos Estados Unidos, acabaram enviando dados de usuários e de mensagens a um servidor na China, e isso tudo sem autorização dos donos dos aparelhos.

A revelação foi feita pela empresa Kryptowire, que possui sede em Virgínia e que oferece serviços móveis de segurança a agências governamentais e empresas privadas. De acordo com ela, o problema foi detectado em uma série de telefones equipados com o sistema Android que usa o firmware da empresa chinesa Shanghai ADUPS Technology.

Conforme a companhia, o firmware, software que vem no telefone, acabou transmitindo informações de forma periódica a um servidor. A finalidade ainda não está clara, já que continha dados que identificavam o dispositivo, os números de chamadas efetuadas e recebidas, bem como as listas de contatos e mensagens de texto.

O firmware ainda seria capaz de executar comandos e reprogramar os smartphones de uma localização remota. A preocupação que fica é que as fabricantes de dispositivos móveis podem extrair mais dados pessoais de celulares ou tablets para utilizar tais informações de forma comercial ou mesmo espionagem.

"Nenhuma informação associada a essa função, como mensagens de texto, contatos ou registros telefônicos foi revelada a terceiros e toda a informação recebida de um telefone BLU durante esse período foi eliminada", garantiu a empresa chinesa.

BLU

A primeira empresa a ser acusada pela Kriptowire foi a BLU, já que em um aparelho foi encontrado o problema. A BLU, após ser notificada, acabou fazendo testes internos para descobrir o que estava ocorrendo. E através de comunicado oficial, disse que as brechas surgiram através de um aplicativo de terceiros, porém, trabalhou rápido para remover os códigos de seu firmware. Além disso, ela afirmou que a coleta de dados não está ocorrendo mais.

Via PC Mag