A partir desta segunda-feira (14), o serviço de streaming de música do Google ficará mais inteligente. O Google Play Música será capaz de sugerir músicas de acordo com o local em que as pessoas estão, podendo ser na academia, casa ou mesmo no campo, e ainda de acordo com o clima ou mesmo hora do dia.

A ferramenta começará a recomendar listas de canções baseadas no gosto pessoal do usuário e também nas músicas temáticas que são mais escolhidas por ele, como para malhar, trabalhar, entre outras funções. Vale notar que serviços rivais como o Spotify, Apple Música e Deezer já fazem isso.

O Play Música passará a detectar o ambiente em que a pessoa está para criar uma playlist apropriada para a ocasião. O horário e ainda ao clima também serão levados em conta. Deste modo, curtir uma chuvinha ou mesmo um pôr do Sol terá um repertório especial.

Os hábitos e preferências serão captados pelo que é chamado de "aprendizado de máquina", uma tecnologia que permite aprender o comportamento de alguém para poder antecipar as ações.

O Google possui ainda uma equipe de curadores que produz as listas de música para cada ambiente e para cada atividade. Assim, por ter as sugestões baseadas nessas informações, o aplicativo irá pedir acesso a outros recursos dos celulares, como a localização e também ao aplicativo de acompanhamento climático.

A novidade está disponível para os sistemas iOS e Android em todos os 62 países em que o serviço de streaming musical do Google funciona.

No Brasil, o uso limitado do serviço é gratuito, porém, se o usuário optar por uma experiência mais ampla, terá que desembolsar R$ 14,90 por mês.