Um dos problemas mais comuns ao utilizar equipamentos que suportam a leitura ou gravação de dados via USB é que, em alguns casos, é necessário mudar o sistema de arquivos do pendrive para que ele seja suportado. O mais comum é vermos dispositivos nativamente vendidos no formato FAT requisitarem uma formatação para o NTFS e, portanto, basta que você realize uma formatação que pode ser administrada pelo próprio Windows.

Leia também:

Neste tutorial vamos te ajudar a formatar o seu pendrive ou dispositivo de armazenamento para que ele opere em um sistema de arquivos diferente do nativo, vamos ao passo a passo.

Antes de começarmos, não esqueça de criar um backup dos arquivos presentes no seu pendrive, pois tudo será apagado no momento que formatarmos ele. Basta copiar todos os arquivos do dispositivo para uma pasta do seu computador.

Abra o explorador de arquivos do Windows e clique no menu "Este Computador". Aqui você encontrará todos os dispositivos de armazenamento do seu computador, assim como a unidade de mídia (caso você possua uma). Verifique qual deles é o seu pendrive e clique com o botão direito do mouse sobre ele.

Clique sobre a opção "Formatar...".

Clique sobre o botão destacado na imagem para verificar as opções de formatação do seu pendrive, as mais comuns são NTFS e FAT32.

Se você preferir, dê um nome ao seu dispositivo preenchendo o campo "Rótulo do volume", depois, clique em "Iniciar" para que o processo de formatação começar.

Confirme a formatação clicando em "OK".

Pronto, a formatação foi concluída e você já está utilizando seu pendrive no formato desejado. Clique em "OK" para finalizar.

Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou crítica, não deixe de comentar no campo abaixo, tentaremos te ajudar assim que possível!

Leia também: Como remover vírus do pendrive.