Nos últimos tempos, as vendas do iPhone estão apresentando queda. E quem ganha com isso tudo é o Android, que reina no mercado de smartphones. O sistema operacional do Google está presente em 87,5% do mercado mundial de celulares. Com isso, quase 9 e cada 10 celulares do planeta são Android, revela um estudo recente da Strategy Analytics.


Android lidera mercado de smartphones. iPhone apresentou queda de vendas nas últimas edições.

De acordo com a pesquisa, no último trimestre foram 328,6 milhões de dispositivos vendidos no mundo com o sistema operacional Android, isso significa um salto de 10,3% se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Porém, para a Apple o efeito de mercado foi diferente, já que teve suas vendas e receita afetadas. No total, 45,5 milhões de iPhones foram comercializados, uma queda de 5,2% em relação ao mesmo período de vendas do ano anterior.

O aumento da participação do Android também está associado ao declínio dos outros sistemas operacionais, como Windows Phone e BlackBerry, entre outros, que somam apenas 0,3% do mercado mundial.

No entanto, o Google ainda precisa vencer alguns desafios com o Android. O maior problema é a saturação do mercado. Atualmente, muitas empresas estão investindo na produção de celulares de baixo custo, que popularizam o sistema, porém, com toda a competição, as margens de lucro acabam caindo, fazendo com que poucas empresas consigam ganhar dinheiro com o sistema.