Para lhe situar melhor, comparamos em design a modificação que sofreu na carcaça do aparelho, o material novo utilizado e a tela. Em hardware, foi um dos itens que sofreu bastante modificações. A câmera, vamos fazer as mesmas fotos e colocar lado a lado para que você possa ver a diferença entre elas. Terminando com a nova ZenUI, software que gerencia o smartphone.

Infelizmente o teste de bateria está difícil de realizar, pelo fato do nosso Zenfone 2 já ter um bom tempo de uso. Veja o vídeo comparativo e depois leia o texto completo.

Leia também o Review do Zenfone 3, e o Review do Zenfone 2.

Design

O design foi todo remodelado, no Zenfone 5 e Zenfone 2 você nota a semelhança entre eles. Já o Zenfone 3 se parece muito mais com uma mistura entre Samsung e Motorola, e não é uma crítica, acho que acertaram na escolha.

Comparativo frontal dos aparelhos

Comparativo frontal dos aparelhos

A face do aparelho foi afetada pela ausência do aço escovado na parte de baixo, vidro da cabeça aos pés. Os botões de voltar, home e multi-task continuam sem iluminação, crítica nossa desde o review do Zenfone 5.

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3

A parte traseira que também sofreu com as mudanças. No Zenfone 2 era feita de plástico removível, prático para lidar com o hardware, porém um acabamento não tão sofisticado. Envidraçado, em tom azul (modelo que testamos) com os círculos concêntricos que caracteriza a marca, brilhoso, bastante bonito. Cadê os botões? Sumiram de onde estavam. Não tem mais na traseira, nem na face superior do aparelho. Agora estão todos na lateral direita, primeiro o botão de volume, e depois o desligar/travar. No Zenfone 3, a face traseira foi adicionado o sensor de impressões digitais, bacana e bem útil, além do sensor infravermelho, que ajuda no foco da câmera. Na face superior, agora somente o jack 2.5mm, que já existia no 2.

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3

A parte de baixo agora conta com o cabo USB type-C, microfone de chamada e também o alto-falante, que saiu da face traseira no Zenfone 2.

Comparativo de tamanho Zenfone 2 vs Zenfone 3

Comparativo de tamanho Zenfone 2 vs Zenfone 3

O que podemos notar do comparativo é que, praticamente se manteve o mesmo tamanho, o que mudou foi a espessura e peso. Conseguiram reduzir em torno de 30% a espessura, e 8,8% o peso. A tela continuou com as 5,5", foi um pouco deslocada para baixo. O vidro vai até o fim do telefone e não tem mais a parte metalizada.

Smartphones: Já viu o nosso comparativo de smartphones? veja aqui.

Hardware

A ASUS mudou o núcleo de seu hardware, deixando de lado a parceria com a Intel para entrar de vez no mundo da Qualcomm, o Zenfone 3 vem equipado com o Snapdragon Octa-Core 625, de 2.0GHz, em conjunto com a Adreno 506. O processador é recente, lançado em fevereiro de 2016, é atualmente o décimo processador mais veloz da Qualcomm. Mas as suas características trazem novidades ao aparelho, se comparado com seu antecessor. São 4 núcleos a mais, perde um pouco no processamento, porém, habilita a opção de gravação de vídeos em 4K, item que o Intel Atom Z3580 do Zenfone 2 não possui. Além de 4K, o Zenfone 3 pode gravar FullHD em 60fps. O processador novo ajudou ainda na redução do consumo de bateria, esta que agora vem com 3000mAh. Ambos fazem um trabalho incrível tornando o seu dia certamente alimentado de energia. Nos testes que fizemos ela dura entre 1 dia e meio a dois dias e meio, em uso moderado para constante.

A tela agora vem com cantos semi-arredondados, ou então Gorilla Glass 2.5D. Ela é bem nítida, tem bastante iluminação e preenche toda a frente do aparelho. Em termos de proteção, tamanho e qualidade, ambas se equiparam. Tem 5,5" de tamanho, IPS no Zenfone 2 e Super IPS no Zenfone 3, Gorilla Glass 3 e resolução FULLHD.

NFC, só no Zenfone 2. Isso mesmo, removeram o NFC do Zenfone 3, se você pensa em conectar através da tecnologia outros aparelhos, não vai ser com o Zen3. Não que seja imprescindível, mas os meios de pagamentos através de smartphone exigem a tecnologia. No Brasil, sabe-se quando irá chegar.

Memória RAM, 4GB para os dois, armazenamento interno tem o dobro para o Zenfone 3, e armazenamento extra 2TB contra 64GB.

A câmera ganhou 3 MP, somando agora 16. Capacidade de gravar em 4K sem limite de tempo, também faz vídeos em 60fps em FULLHD. A câmera frontal, também somou 3MP a mais, tornando as fotos um pouco mais nítidas.

Veja um comparativo das fotos tiradas com os aparelhos:

E os benchmarks? Pois bem, o Zenfone 2 se saiu melhor na pontuação geral do AnTuTu. Foi o que mencionei antes, que o processador pode até processar mais, porém consome mais energia, e o benefício deste melhor processamento é quase nulo, comparado ao custo de bateria.

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3

O relatório dos testes do AnTuTu mostrou que ele atingiu 62.521 pontos. Eles foram classificados em 4 categorias. 3D, UX, CPU e RAM. No 3D foram somados 12.882 pontos, em duas renderizações de games. O resultado do 3D mostrou que ele é um telefone "mid-level" para jogos. Em UX, foram testados segurança, processamento de dados, jogos de estratégia, processamento de imagem e desempenho de I/O. No total, somou 23.514 pontos. E o teste do CPU com cálculos matemáticos, uso comum e uso de multi-núcleo somou 20.571 pontos.

Se compararmos com o seu antecessor, fez menos pontos. O Zenfone 2 fez 63.746.

Característica Zenfone 2 Zenfone 3
3D 14.508 12.882
UX 18.646 23.514
CPU 24.455 20.571
RAM 6.137 5.554
TOTAL: 63.746 62.521

O que podemos ver claramente é o conjunto de memória e processador, o Intel do Zenfone 2 levou a melhor. Só no item de UX que o Zenfone 3 foi melhor. UX é usabilidade, supostamente representa como é a experiência de uso do aparelho em um modo geral.

Comparativo fotográfico:

Confira o nosso comparativo fotográfico dos aparelhos:

Modo automático com média luz

Modo automático com média luz
Modo automático pouca luz

Modo automático pouca luz
Modo automático com flash, pouca luz

Modo automático com flash, pouca luz
Foto profundiade de campo, foco a frente

Foto profundiade de campo, foco a frente
Foto profundidade de campo, foco objeto atrás

Foto profundidade de campo, foco objeto atrás
Foto 1 com os detalhes em visão 100% do tamanho da imagem

Foto 1 com os detalhes em visão 100% do tamanho da imagem

Em relação a fotos, podemos observar a diferença de cores entre os aparelhos. As fotos com pouca luz, sem flash ficaram muito parecidas. É nítido que o Zenfone 3 tem menos pixalização nas imagens.

Software

A ZenUI foi atualizada, agora na versão 3.0. Para quem curte opções de personalização, ela foi melhorada e bastante. Agora você pode remover quase todos os apps que vem pré-instalados, além.

GameGenie: uma opção para quem curte transmitir para o Youtube ou Twitch as gameplays em tempo real. Basta configurar sua conta, ao entrar em um jogo aparece a opção para transmitir direto pelo celular para as redes. Além de poder gravar também o rosto pela câmera frontal. Quem joga profissionalmente, ou tem um canal, pode agora expandir seu leque de opções para jogos em smartphones.

Mobile Manager: é um app para gerenciar e otimizar performance do celular. Aí, você que aficionado por estes tipos de apps, não precisa instalar 10 aplicativos para "melhorar" o smartphone, o Mobile Manager faz tudo isto. Os aplicativos ZenChat e ZenCircle são basicamente o Facebook e Messenger, apps que não vou trocar.

Android Marshmallow é a base do Zenfone 3. No Zenfone 2 muitos usuários estão reclamando das atualizações, que estão causando problemas. No Zen 2, provavelmente não haverá atualização para o Android Nougat, que para o Zen3 está confirmado.

Veredito

Em resumo, é um novo aparelho, modificado de cabo a rabo. Hardware, software e design. Como o próprio Marcel Campos afirmou em coletiva de imprensa no dia de lançamento do Zenfone 3, nem parece mais um Zenfone, e é o que constatamos.

Se fosse para escolher pelo custo/benefício, iria de Zenfone 3 certo. Os aparelhos encontram-se pelos valores R$ 1.499,00 Zenfone 2 32GB de armazenamento, R$ 1.799,00 Zenfone 3, 64GB de armazenamento. (Preços retirados dia 1 de novembro do site da ASUS Brasil).

Comente abaixo o que achou do nosso comparativo, o que achou dos aparelhos e compartilhe com seus amigos para dar aquela força =)