Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3

Comparamos o antecessor com o sucessor da linha de smartphones da ASUS. Vamos neste artigo mostrar quais as diferenças entre design, hardware, câmera e software.

Por | @nmuller99 Smartphones

Para lhe situar melhor, comparamos em design a modificação que sofreu na carcaça do aparelho, o material novo utilizado e a tela. Em hardware, foi um dos itens que sofreu bastante modificações. A câmera, vamos fazer as mesmas fotos e colocar lado a lado para que você possa ver a diferença entre elas. Terminando com a nova ZenUI, software que gerencia o smartphone.

Infelizmente o teste de bateria está difícil de realizar, pelo fato do nosso Zenfone 2 já ter um bom tempo de uso. Veja o vídeo comparativo e depois leia o texto completo.

Leia também o Review do Zenfone 3, e o Review do Zenfone 2.

Design

O design foi todo remodelado, no Zenfone 5 e Zenfone 2 você nota a semelhança entre eles. Já o Zenfone 3 se parece muito mais com uma mistura entre Samsung e Motorola, e não é uma crítica, acho que acertaram na escolha.

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3
Comparativo frontal dos aparelhos

A face do aparelho foi afetada pela ausência do aço escovado na parte de baixo, vidro da cabeça aos pés. Os botões de voltar, home e multi-task continuam sem iluminação, crítica nossa desde o review do Zenfone 5.

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3

A parte traseira que também sofreu com as mudanças. No Zenfone 2 era feita de plástico removível, prático para lidar com o hardware, porém um acabamento não tão sofisticado. Envidraçado, em tom azul (modelo que testamos) com os círculos concêntricos que caracteriza a marca, brilhoso, bastante bonito. Cadê os botões? Sumiram de onde estavam. Não tem mais na traseira, nem na face superior do aparelho. Agora estão todos na lateral direita, primeiro o botão de volume, e depois o desligar/travar. No Zenfone 3, a face traseira foi adicionado o sensor de impressões digitais, bacana e bem útil, além do sensor infravermelho, que ajuda no foco da câmera. Na face superior, agora somente o jack 2.5mm, que já existia no 2.

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3

A parte de baixo agora conta com o cabo USB type-C, microfone de chamada e também o alto-falante, que saiu da face traseira no Zenfone 2.

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3
Comparativo de tamanho Zenfone 2 vs Zenfone 3

O que podemos notar do comparativo é que, praticamente se manteve o mesmo tamanho, o que mudou foi a espessura e peso. Conseguiram reduzir em torno de 30% a espessura, e 8,8% o peso. A tela continuou com as 5,5”, foi um pouco deslocada para baixo. O vidro vai até o fim do telefone e não tem mais a parte metalizada.

 Smartphones: Já viu o nosso comparativo de smartphones? veja aqui.

Hardware

A ASUS mudou o núcleo de seu hardware, deixando de lado a parceria com a Intel para entrar de vez no mundo da Qualcomm, o Zenfone 3 vem equipado com o Snapdragon Octa-Core 625, de 2.0GHz, em conjunto com a Adreno 506. O processador é recente, lançado em fevereiro de 2016, é atualmente o décimo processador mais veloz da Qualcomm. Mas as suas características trazem novidades ao aparelho, se comparado com seu antecessor. São 4 núcleos a mais, perde um pouco no processamento, porém, habilita a opção de gravação de vídeos em 4K, item que o Intel Atom Z3580 do Zenfone 2 não possui. Além de 4K, o Zenfone 3 pode gravar FullHD em 60fps. O processador novo ajudou ainda na redução do consumo de bateria, esta que agora vem com 3000mAh. Ambos fazem um trabalho incrível tornando o seu dia certamente alimentado de energia. Nos testes que fizemos ela dura entre 1 dia e meio a dois dias e meio, em uso moderado para constante.

A tela agora vem com cantos semi-arredondados, ou então Gorilla Glass 2.5D. Ela é bem nítida, tem bastante iluminação e preenche toda a frente do aparelho. Em termos de proteção, tamanho e qualidade, ambas se equiparam. Tem 5,5” de tamanho, IPS no Zenfone 2 e Super IPS no Zenfone 3, Gorilla Glass 3 e resolução FULLHD.

NFC, só no Zenfone 2. Isso mesmo, removeram o NFC do Zenfone 3, se você pensa em conectar através da tecnologia outros aparelhos, não vai ser com o Zen3. Não que seja imprescindível, mas os meios de pagamentos através de smartphone exigem a tecnologia. No Brasil, sabe-se quando irá chegar.

Memória RAM, 4GB para os dois, armazenamento interno tem o dobro para o Zenfone 3, e armazenamento extra 2TB contra 64GB.

A câmera ganhou 3 MP, somando agora 16. Capacidade de gravar em 4K sem limite de tempo, também faz vídeos em 60fps em FULLHD. A câmera frontal, também somou 3MP a mais, tornando as fotos um pouco mais nítidas.

Veja um comparativo das fotos tiradas com os aparelhos:

E os benchmarks? Pois bem, o Zenfone 2 se saiu melhor na pontuação geral do AnTuTu. Foi o que mencionei antes, que o processador pode até processar mais, porém consome mais energia, e o benefício deste melhor processamento é quase nulo, comparado ao custo de bateria. 

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3

O relatório dos testes do AnTuTu mostrou que ele atingiu 62.521 pontos. Eles foram classificados em 4 categorias. 3D, UX, CPU e RAM. No 3D foram somados 12.882 pontos, em duas renderizações de games. O resultado do 3D mostrou que ele é um telefone “mid-level” para jogos. Em UX, foram testados segurança, processamento de dados, jogos de estratégia, processamento de imagem e desempenho de I/O. No total, somou 23.514 pontos. E o teste do CPU com cálculos matemáticos, uso comum e uso de multi-núcleo somou 20.571 pontos. 

Se compararmos com o seu antecessor, fez menos pontos. O Zenfone 2 fez 63.746.

Característica

Zenfone 2

Zenfone 3

3D

14.508

12.882

UX

18.646

23.514

CPU

24.455

20.571

RAM

6.137

5.554

TOTAL:

63.746

62.521

O que podemos ver claramente é o conjunto de memória e processador, o Intel do Zenfone 2 levou a melhor. Só no item de UX que o Zenfone 3 foi melhor. UX é usabilidade, supostamente representa como é a experiência de uso do aparelho em um modo geral.

Comparativo fotográfico: 

Confira o nosso comparativo fotográfico dos aparelhos: 

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3
Modo automático com média luz

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3
Modo automático pouca luz

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3
Modo automático com flash, pouca luz

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3
Foto profundiade de campo, foco a frente

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3
Foto profundidade de campo, foco objeto atrás

Comparativo entre Zenfone 2 e Zenfone 3
Foto 1 com os detalhes em visão 100% do tamanho da imagem

Em relação a fotos, podemos observar a diferença de cores entre os aparelhos. As fotos com pouca luz, sem flash ficaram muito parecidas. É nítido que o Zenfone 3 tem menos pixalização nas imagens. 

 

Software

A ZenUI foi atualizada, agora na versão 3.0. Para quem curte opções de personalização, ela foi melhorada e bastante. Agora você pode remover quase todos os apps que vem pré-instalados, além.

GameGenie: uma opção para quem curte transmitir para o Youtube ou Twitch as gameplays em tempo real. Basta configurar sua conta, ao entrar em um jogo aparece a opção para transmitir direto pelo celular para as redes. Além de poder gravar também o rosto pela câmera frontal. Quem joga profissionalmente, ou tem um canal, pode agora expandir seu leque de opções para jogos em smartphones.

Mobile Manager: é um app para gerenciar e otimizar performance do celular. Aí, você que aficionado por estes tipos de apps, não precisa instalar 10 aplicativos para “melhorar” o smartphone, o Mobile Manager faz tudo isto. Os aplicativos ZenChat e ZenCircle são basicamente o Facebook e Messenger, apps que não vou trocar.

Android Marshmallow é a base do Zenfone 3. No Zenfone 2 muitos usuários estão reclamando das atualizações, que estão causando problemas. No Zen 2, provavelmente não haverá atualização para o Android Nougat, que para o Zen3 está confirmado.

Veredito

Em resumo, é um novo aparelho, modificado de cabo a rabo. Hardware, software e design. Como o próprio Marcel Campos afirmou em coletiva de imprensa no dia de lançamento do Zenfone 3, nem parece mais um Zenfone, e é o que constatamos.

Se fosse para escolher pelo custo/benefício, iria de Zenfone 3 certo. Os aparelhos encontram-se pelos valores R$ 1.499,00 Zenfone 2 32GB de armazenamento, R$ 1.799,00 Zenfone 3, 64GB de armazenamento. (Preços retirados dia 1 de novembro do site da ASUS Brasil). 

Comente abaixo o que achou do nosso comparativo, o que achou dos aparelhos e compartilhe com seus amigos para dar aquela força =)

Mais sobre: zenfone3 zenfone asus
Share Tweet
Objetos Relacionados
Comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter